A Inspeção Predial foi trazida para o Brasil no ano de 1999, através de um trabalho técnico apresentado no X Congresso Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia-COBREAP, sendo que, após esta data, os estudos sobre o tema foram aprofundados, novas técnicas foram introduzidas.
O Brasil possui mais de 7 (sete) milhões de unidades habitacionais em condomínios, e muitos deles apresentam problemas graves relacionados à falta de manutenção ou erro construtivo, não coincidentemente relatos de tragédias em condomínios têm tornando-se cada vez mais recorrentes, são incêndios, desabamentos, ruptura de cabos de aço de elevadores, queda de marquises, fatos que acontecem quase que diariamente Brasil afora.
Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se os síndicos e gestores condominiais realizassem com a frequência necessária uma inspeção Predial.
A inspeção predial não é manutenção predial, mas sim uma avaliação que tem por objetivo identificar o estado geral da edificação e se seus sistemas construtivos, observando os aspectos de desempenho, funcionalidade, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, utilização e operação, ela é a grande aliada do síndico, pois através dela é possível criar um plano de manutenção preventiva e corretiva, proporcionando aos condôminos melhor dimensionamento das necessidades e gestão de seus recursos financeiros.
A NBR 16747:2020, traz que o objetivo da Inspeção Predial é apurar as causas de anomalias, manifestações patológicas e falhas de manutenção mais significativas (ou seja, aquelas que comprometem o desempenho da edificação), sendo depois classificada sua respectiva importância, assim como a indicação das ações necessárias para assegurar a conservação da edificação.
Destaca-se nesse aspecto que, devido ao caráter amplo da Inspeção, normalmente não é possível identificar as causas-raiz ou causas primárias dos problemas identificados, uma vez que muitas vezes requerem maiores investigações, eventualmente sendo necessários ensaios e estudos mais aprofundados.
Em suma, a atividade de Inspeção Predial pode ser comparada a um check-up de saúde feito por um médico clínico geral, que tem o objetivo de identificar o estado de saúde humano: a Inspeção Predial tem o objetivo de identificar o estado de conservação da edificação.
Dessa forma, a Inspeção Predial beneficia os proprietários e gestores prediais, pois entregará uma lista de problemas com a respectiva ordem de prioridade de tomada de ação, servindo como ferramenta do sistema de gestão de manutenção da edificação (ABNT NBR 5674, 2012).
Ressalta-se que a Inspeção Predial conseguirá identificar, além dos problemas notórios, aqueles de difícil constatação e muitas vezes não identificáveis por leigos ou profissionais não capacitados.
Palmiro Soares de Lima Filho é engenheiro civil.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|