Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
MARIA AUGUSTA RIBEIRO
07.03.2017 | 08h24 Tamanho do texto A- A+

Netnografia e o poder do comportamento digital

A netnografia é mais complexa do que análise de dados, é a compreensão do comportamento humano

Em tempos de coleta de dados, o nosso comportamento na web também é sinônimo de dinheiro. E áreas ligadas ao marketing, varejo e mercado financeiro estão de olho em vocês através da netnografia.

 

Antes que me pergunte o que é essa tal de netnografia, explico: é um método de analise mercadológica que utiliza informações disponíveis publicamente em ambiente digital para compreender melhor as necessidades do consumidor.

 

Pode parecer distante de você,  mas as empresas, marcas e profissionais liberais utilizam a netnografia como ferramenta para entender seu público alvo e assim influenciar suas escolhas na internet.

 

Neste momento tem uma empresa se utilizando dessa metodologia para analisar o seu comportamento online e, em seguida, já lhe sugerir um produto ou serviço para consumir.

 

Já observou como recebe e-mails marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo, quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e análise do seu comportamento através da netnografia.

 

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que análise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro. É um método bastante sofisticado, que utiliza pesquisas qualitativas de ultima geração.

 

Vale a pena observar seu comportamento e quem mais influencia seu consumo; certamente a netnografia estará presente para estudar, analisar e compreender o porquê do nosso consumo no universo digital.

 

Além disso, é com a netnografia que estabelecemos o significado e a imagem de uma marca, adequamos a comunicação de um produto ao seu território, e produzimos insights e tendências que provavelmente você e eu estaremos usando daqui a 4 anos.

 

Não importa de que geração você seja, certamente em ambiente digital haverá um nicho de mercado focado em você com o objetivo de incentivar seu consumo, mas também de fazer com que você encontre mais pessoas que tenham culturas, hábitos e valores parecidos com os seus, afim de lhe integrar dentro de uma tribo, com direito a um universo feito para você.

 

Ah!!!! Belicosa, isso não me pega! Sou analógico como meus avós. Ok! Cara pálida, mas, se você ou seu avô tem um smartphone com acesso a internet, saiba que estão sendo observados por alguém que pode oferecer oportunidades únicas de se atualizar, consumir e de encontrar sua turma através da netnografia.

 

Imagine que somos um texto sofisticado circulando pela internet. A netnografia é capaz de nos interpretar em ambiente digital, produzir informações a partir dos nossos dados, e nos inserir num livro aonde gostaríamos de estar.

 

A netnografia  é mais do que uma pesquisa ou monitoramento. É a oportunidade que temos de aliar a ciência e análise qualitativa às nossas vidas, e fazer com que ambientes de trabalho, produtos, e até as relações humanas sejam mais a nossa cara. Pense Nisso!

 

Imagine que somos um texto sofisticado na internet. A netnografia é capaz de nos interpretar em ambiente digital, produzir dados a partir dessas informações, e nos inserir num livro aonde gostaríamos de estar.

 

Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br.

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
30.07.25 05h30 » Psicose ChatGPT
30.07.25 05h30 » Caso Juliana
29.07.25 05h30 » O amor a Zequinha
29.07.25 05h30 » Processo penal fora do tempo
28.07.25 15h11 » Dia do Agricultor
28.07.25 08h20 » “Menos Marx, mais Mises”?