A visão municipalista, consiste em uma ideologia política, que objetiva oferecer maior autonomia aos municípios, atendendo especialmente à organização e prerrogativas das cidades, por meio de uma descentralização da administração pública.
As cidades, observadas através de um olhar mais criterioso e racional; conseguimos enxergar a importância das mesmas, uma vez que, é nesse espaço em que vivemos e trabalhamos.
Quer queiram quer não, é a cidade o nosso mundo real, enquanto a Federação seria uma instituição abstrata e alienada à prestação de serviços governamentais.
No dia 04 de julho 8 municípios Mato-grossenses estarão aniversariando são eles: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Juruena, Matupá, Nova Mutum, Porto Esperidião, São José do Povo e Tapurah.
Recentemente, tive o prazer de conhecer o município de Campo Novo do Parecis, distante da capital em 389 Km, a convite dos amigos: Clyton Thiago Assis Silva Lacotis e sua esposa Juliana Curvo, Clyton, trabalha na Fazenda Três Marcos, grupo UTIDA, foi ele, o anfitrião da festa na qual participei,
ambém me receberam de forma cordial e carinhosa, o casal: Alexandre Roberto dos Santos e sua esposa Francieli Reginatto, além do animadíssimo senhor Jandir Nimit; que nos fez rir o tempo todo, gratidão a eles.
Confesso, fiquei perplexo e deslumbrado com o desenvolvimento do município em questão, principalmente pelo ordenamento urbano de dar inveja a qualquer outro município do mesmo porte.
Portanto sinto-me a vontade para discorrer algumas singelas palavras, em comemoração ao seu aniversário de 33 anos de existência, e, diga-se de passagem com maestria.
O município em questão, é administrado pelo Prefeito Rafael Machado (PSL), o mesmo, vem desenvolvendo trabalho hercúleo à frente do município, isso constatei in loco, portanto não estou conjecturando.
A base da economia, se sustenta predominantemente pela agricultura, com destaque para a produção de: soja, milho, girassol, algodão, sorgo e amendoim. O comércio e prestação de serviços também apresentam crescimento expressivo no município.
Portanto, a agroindústria também se encontra em franco desenvolvimento, através da transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura são realizadas de forma sistémica.
Em função disso, o município apresenta Produto Interno Bruto (PIB), per capta de R$ 104.853, 39, e o (PIB) de R$ 3.623.523 mil, estes dados apresentados pelo (IBGE), são do ano de 2018.
O município, apresenta belezas naturais, a cidade simpática do Chapadão do Parecis está na rota do turismo em Mato Grosso, tendo como alguns dos destaques a Cachoeira Salto Utiariti, Aldeia Quatro Cachoeiras, Balneário Rio Verde entre outras.
Parabéns, Campo Novo do Parecis pelos 33 anos de existência!
Licio Antonio Malheiros é geógrafo.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|