Cuiabá, Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
AÇÃO CONTRA FACÇÃO
07.11.2025 | 14h14 Tamanho do texto A- A+

Alvo de operação reage, troca tiros com policiais e é morto em MT

A Polícia Civil cumpriu 24 mandados e apreendeu armas de fogo, drogas, dinheiro, um veículo e mais

Reprodução

Investigadores da Polícia Civil durante cumprimento dos mandados

Investigadores da Polícia Civil durante cumprimento dos mandados

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

Um homem que não teve a identidade revelada, alvo da Operação Manus Legis da Polícia Civil, em Cáceres, morreu na manhã desta sexta-feira (7) após reagir à abordagem. 

 

A Operação deflagrada nesta sexta-feira (7) buscou desarticular pontos de apoio e estruturas logísticas de criminosos ligados a facções que atuam na região.

 

Foram cumpridos 24 mandados, sendo 12 de busca e apreensão e 12 de quebra de sigilo telefônico, decretados pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Cáceres, com parecer favorável do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

 

As ordens judiciais foram expedidas após investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Cáceres, que identificaram pontos na zona urbana e rural do município utilizados como base de apoio e refúgio por integrantes da facção criminosa.

 

Prisões e Apreensões

 

A operação Manus Legis resultou na prisão em flagrante de 4 faccionados e na apreensão de 6 armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, um veículo, entorpecentes, dinheiro e materiais de uso exclusivo das forças de segurança.

 

Durante a ação, um quinto suspeito resistiu à abordagem e reagiu contra os policiais, o que resultou em troca de tiros. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

 

Todo material apreendido foi levado junto com os quatro suspeitos à Delegacia de Cáceres. Os conduzidos foram interrogados e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

 

Conforme o delegado de Cáceres, Mauro Arruda de Moura Apoitia, a ação representa um importante marco no combate a crimes na região de fronteira e divisa com a Bolívia, e tem como objetivo enfraquecer e descapitalizar o crime organizado e obter provas que sustentem futuras responsabilizações penais.

 

“A Polícia Civil realiza um trabalho investigativo contínuo, técnico e comprometido, sempre em defesa da sociedade. O crime não compensa, e a lei sempre prevalece e alcança aqueles que tentam desafiar o Estado Mato Grosso que é tolerância é zero contra a criminalidade”, disse o delegado.

 

Integração

 

A Polícia Civil reforça a importância da participação da população por meio de denúncias. As informações repassadas pelos cidadãos têm se mostrado fundamentais para localizar criminosos, identificar rotas do tráfico e desarticular organizações criminosas.

 

“É a união entre a sociedade e as forças de segurança que garante resultados como este", acrescentou o delegado Mauro Apoitia.

 

Trabalho Operacional

 

Participaram do trabalho operacional 60 policiais civis das delegacias da Regional de Cáceres com apoio tático da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), e suporte aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garantindo precisão e segurança nas incursões.

 

Nome da Operação

 

"Manus Legis" é uma expressão em latim que significa “Mãos da Lei”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia