O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) sugeriu algumas soluções para destravar o trânsito congestionado e a mobilidade urbana em Cuiabá, após as obras demoradas do BRT, Ônibus de Trânsito Rápido.
Ele citou, por exemplo, a retirada das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (SES) do Centro Político Administrativo (CPA), a sede dos Poderes. O prefeito fez as ponderações em entrevista à Rádio Capital, na sexta-feira (14).

“Se começar a descentralizar os serviços do Centro Político Administrativo, e colocar em outros locais da cidade, eu tenho certeza que o trânsito para o Centro Político Administrativo vai diminuir”, explicou o prefeito.
“Se você tem a Secretaria de Educação ali, que tem o maior número de servidores, e você tira a secretaria do Centro Político Administrativo, e coloca ela em outro lugar, com certeza você descentraliza o fluxo do número de pessoas que vão para esse espaço”, sugeriu outro exemplo.
O prefeito ainda informou na entrevista outras opções para melhorar a trafegabilidade do trânsito em Cuiabá.
Ele apontou a alteração da jornada de trabalho de servidores públicos e a necessidade de aumentar o número de vias de conexão nas pistas rápidas, as mais movimentadas, como a avenida Historiador Rubens de Mendonça, a avenida do CPA, e a avenida Fernando Corrêa da Costa.
Alteração de jornada
Mas o prefeito afirma que algumas das propostas da sua responsabilidade, e que ele já encampou pela Prefeitura de Cuiabá, encontram resistências entre os comerciantes do centro da Capital. Como a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais.
“Eu mandei para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que permite a flexibilização da jornada de trabalho, em home office. Mas, parece que parte de alguns comerciantes do centro já começaram a chiar. Não, você está fazendo isso e está tirando movimento do centro”, disse sobre o dilema.
Obras do BRT
Este ano, a maior parte do congestionamento do trânsito e travamento da mobilidade urbana na área central de Cuiabá se deve à construção da faixa de rolamento em concreto do BRT, Ônibus de Trânsito Rápido, obra de responsabilidade de empresas contratadas pelo Governo do Estado.
A obra reduz o número duas pistas de cada lado do canteiro central da avenida do CPA. A construção reduz o espaço para tráfego de carros, e diminui o fluxo de veículos por causa de sinalização. Sem movimento em uma via de grande fluxo, o trânsito trava.
A construção provoca congestionamento, principalmente no entorno do Centro Político Administrativo, o que tem aumentado o tempo ao volante na rotina de trabalho de cuiabanos em geral e servidores que precisam utilizar a via.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro, diz que a previsão é que as obras do BRT sejam concluídas em fevereiro de 2026.
Veja vídeo:
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