Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
EFEITO YANOMAMI
28.01.2023 | 11h44 Tamanho do texto A- A+

AL vai criar comissão para fiscalizar situação de indígenas em MT

Presidente do Legislativo, Eduardo Botelho afirmou que o caso em Roraima foi "alerta" para todos

MidiaNews

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho

VITÓRIA GOMES E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), anunciou a criação de uma comissão para acompanhar a situação dos indígenas em Mato Grosso.

 

A medida, segundo ele, é uma resposta o caso dos yanomamis, em Roraima, onde foram descobertos casos de crianças e idosos em estado grave de saúde, principalmente com desnutrição, malária e infecções respiratórias.

 

Segundo o presidente da Casa de Leis, a situação exposta em Roraima foi um alerta para todos e a comissão será elaborada após a eleição da Mesa Diretora, na próxima quarta-feira (1ª).

 

“A Assembleia pode, deve e vai trabalhar. É um assunto que já estávamos discutindo que precisamos entrar nele. Minha ideia é nós criarmos uma comissão para fazer esse acompanhamento, ver como está esse trabalho, visitar as aldeias junto com a Funai”, explicou.

 

Na quarta-feira (25), o Jornal Nacional, da Rede Globo, fez uma reportagem em que expôs a precariedade do serviço de saúde em aldeias de outros estados do país, incluindo Mato Grosso.

 

A matéria foi realizada na aldeia São Domingos, onde uma criança de um ano e sete meses morreu de infecção intestinal sem receber atendimento.

 

“Já tem meses que não tem enfermeiro ou doutor que vem dar pelo menos assistência ao atendimento básico. Nem isso estão fazendo”, afirmou Rafael Twe Karajá, cacique da Aldeia São Domingos.

 

A deputada Janaina Riva (MDB) também falou sobre a comissão e afirmou que o trabalho da Assembleia deve trazer uma assessoria especial para tratar diretamente com os indígenas e auxiliá-los na burocracia.

 

“Queremos criar algo especial até para eles terem uma assessoria, porque vocês sabem da dificuldade que tem, ainda, com comunicação e documentação. Então [queremos] ter alguém com essa aptidão para tratar com os indígenas dentro da Casa. Aí será possível a Assembleia fazer um levantamento ou algo mais amplo sobre o tema”, disse.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Simonetto  29.01.23 15h21
Esse gosta de embarcar numa barca que ja esta navegando....Esta cheio de autoridades federais cuidando disso, sera mais interessantes cuidarem de outras coisas.
0
0
João Batista  29.01.23 10h42
Esses deputados não tem compromisso nem com os pobres aqui de MT...e querem resolver problema de outro estado??? Eles querem é passear , fazer turismo e ganhar diárias.. basta ir alí na região Araguaia e Xingu que tem um monte de índios passando fome
0
0