Autoridades políticas de Mato Grosso compareceram ao velório de Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-governador Dante de Oliveira, e ressaltaram o legado deixado pela matriarca, que morreu na segunda-feira (12), aos 104 anos.

Familiares, amigos e lideranças políticas prestaram homenagens e lembraram a trajetória dela e a importância histórica da família ao Estado.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), afirmou que a morte de Dona Maria, como era chamada, representa uma perda significativa para Mato Grosso e para Cuiabá.
Amigo próximo da família, ele destacou o papel central dela na condução familiar e na formação de uma das maiores lideranças políticas do Estado. Dante foi figura central da redemocratização brasileira como autor da emenda das Diretas Já, deixando uma marca permanente na história política do país.
“Ela era a líder dessa família tão importante, que produziu uma das maiores lideranças que Mato Grosso já teve em nível nacional, o nosso saudoso Dante de Oliveira, homem das Diretas Já. Hoje, Mato Grosso tem uma perda importante, mas Dona Maria deixou um grande legado pela forma como conduziu toda a família”, disse.
O senador Jayme Campos (União) lembrou o exemplo pessoal deixado por Maria e a sensibilidade com que acolhia as pessoas.
Ele a definiu como referência para as mulheres mato-grossenses e recordou um gesto de solidariedade após a perda de seu filho, Jaiminho, que morreu em 2004, aos 27 anos, vítima de um acidente de carro em Cuiabá.
“Ela confortava as pessoas pela maneira que conversava, pela parcimônia e pelas belas palavras. Quando perdi meu filho, uma das primeiras visitas que recebemos foi a Dona Maria, para confortar o coração da Lucimar e o meu. É uma pessoa por quem tenho todo respeito e admiração”, afirmou.
Já o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, ressaltou a importância de valorizar a história e a contribuição da família Oliveira para o desenvolvimento do Estado.
“Tem que valorizar esse legado, essa história dessa cuiabana que trabalhou por Cuiabá e por Mato Grosso. Ela deixa uma história bonita e uma família que contribuiu muito para nosso Estado, pessoas de bem que colaboram diariamente com o desenvolvimento de Mato Grosso”, disse.
Maria Benedita tinha saúde frágil em razão da idade avançada e era acompanhada por equipe de homecare. A causa de sua morte não foi divulgada. O sepultamento da matriarca ocorrerá às 16h30 desta terça.
Veja vídeos:
Leia mais:
Morre Dona Maria, mãe de Dante de Oliveira, aos 104 anos
Mendes e Pivetta comentam perda: “Seremos eternamente gratos”
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|