Cuiabá, Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2025
AÇÃO NO STF
05.11.2024 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

Botelho: "Se houver outra eleição, Mesa Diretora será mantida"

Presidente da AL descarta interesse em disputar cargo, caso eleição seja derrubada no Supremo

Victor Ostetti/MidiaNews

O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), afirmou que a composição da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 deve ser mantida mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube a eleição.

 

Com isso, ele descartou qualquer possibilidade de pleitear cargo de primeiro-secretário, ao contrário do que foi informado na semana passada. “Essa informação não procede”, disse sobre pleitear a cadeira. 

 

“Nós tivemos uma eleição que foi feita de forma unânime. Acredito que se houver outra eleição, vai manter o que esta aí. não vejo necessidade nenhuma de mudança”, emendou.

 

O procurador-geral da República (PGR) Paulo Gonet Branco entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF sob o argumento de que o artigo do regimento interno da Assembleia que estabelece a eleição desobedece a data fixada pela Constituição Federal.

 

A Constituição estabelece que a eleição nos legislativos deve ocorrer após outubro. Em Mato Grosso, no entanto, elas sempre ocorreram em setembro, sendo que a Mesa Diretora do próximo biênio foi eleita em agosto.

 

Botelho acredita que a ação será rejeitada, mas se aceita, ele disse que o novo entendimento deve valer apenas para as formações de novas mesas diretoras.

 

“Eu acredito que vai ser mantido, porque o Supremo não tinha essa decisão. Na verdade, ele [Gonet] entrou contra várias assembleias e eu acredito que não vai anular a eleição. Acredito que o Supremo vai fazer uma modulação daqui para frente”, afirmou.

 

O presidente da Casa de Leis disse aguardar a notificação judicial para se manifestar contrário a ADI. 

 

A futura Mesa terá como presidente o deputado Max Russi (PSB). Júlio Campos (União) foi eleito como vice-presidente e Doutor João (MDB) como primeiro-secretário. 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Botelho: Procuradoria da AL agirá para manter eleição da Mesa

 

PGR tenta anular eleição da Mesa Diretora da Assembleia de MT

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia