Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
AL SEM FÉRIAS
02.11.2019 | 16h00 Tamanho do texto A- A+

Com acúmulo de pautas-bomba, líder prevê trabalhos em janeiro

Deputados precisam aprovar lei orçamentária e projetos polêmicos, como a "cota zero" da pesca

Victor Ostetti/MidiaNews

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), disse acreditar que os colegas terão que trabalhar no mês de janeiro – período de férias do Legislativo – para conseguir votar todas as pautas do Governo do Estado.

 

Isso porque o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), acumulou para dezembro uma série de "pautas-bomba" que devem causar polêmica nas votações.

 

Entre esses projetos está o da “cota zero” para o transporte de pescado em Mato Grosso, o Plano Plurianual (PPA) de 2020 a 2023 - que dificulta possibilidades de pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores - e a Lei Orçamentária Anual (LOA), com congelamento de receita dos poderes.

 

Além desses projetos, ainda está marcado para ser votado naquele mês as contas do exercício 2018 do ex-governador Pedro Taques (PSDB).

 

Vejo com bastante dificuldade. Acredito que teremos sessão em janeiro

“Eu vejo com dificuldade, porque estamos em novembro. Vejo com bastante dificuldade. Acredito que teremos sessão em janeiro”, disse ele, em conversa com o MidiaNews.

 

Para Dilmar, as pautas irão causar uma grande discussão no Legislativo. Ele citou como exemplo o fato de a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tinha a previsão inicial de ser votada em julho deste ano, mas só foi concluída em outubro.

 

A Lei Orçamentária Anual, que está em tramitação, é a peça que prevê as receitas do Estado e fixa as despesas. Em um cenário em que a LOA não seja aprovada ainda em dezembro, o Governo só poderá usar 1/12 de seu orçamento, a partir de janeiro, até que seja aprovada a medida.

 

“Veja o PPA, por exemplo. Já foram feitas duas audiências e agora vai para discussão em plenário. Mesmo tendo feito uma programação, vai ter seu tempo de discussão. Outra questão é que ano passado tivemos uma discussão muito grande na LDO e LOA. Este ano, a LDO era para ter sido aprovada antes do recesso de julho, mas não conseguimos”, citou Dilmar.

 

“Então, vai ter uma discussão muito grande no PPA e uma discussão enorme no orçamento de 2020. E precisaremos de tempo”, completou.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Botelho fixa cronograma e quer LOA aprovada até dezembro

 

AL acumula pautas-bomba em dezembro e terá final de ano agitado

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia