Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
OFENSA AO GOVERNADOR
07.06.2017 | 09h25 Tamanho do texto A- A+

Deputados criticam Janaína e querem pedido de desculpas oficial

"É triste, é lamentável, para o Parlamento o dia de hoje; uma página negativa", disse Adriano Silva

ALMT

O deputado Leonardo de Albuquerque, que cobrou pedido formal de desculpas

O deputado Leonardo de Albuquerque, que cobrou pedido formal de desculpas

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

Os deputados Leonardo de Albuquerque (PSD) e Adriano Silva (PSB) criticaram a deputada Janaína Riva (PMDB), que ofendeu o governador Pedro Taques (PSDB), por meio de um áudio vazado nesta terça-feira (6), nas redes sociais.

 

Eles defenderam que a parlamentar faça um pedido de desculpas oficial ao governador, que foi chamado de “viado” (veja link abaixo).

 

Para os deputados, o vídeo no qual a deputada pede desculpas não é suficiente.

 

“Quando vazou-se fotos íntimas da deputada, ficou aquela acusação de machismo. Todos nós, deputados, repudiamos e fomos solidários. Hoje, fui surpreendido com um áudio no qual a deputada Janaina se referia ao governador Pedro Taques de forma considerada inapropriada. E isso nos deixou indignados. Depois, vi um vídeo dela pedindo desculpas nas redes sociais. Acho isso insuficiente diante do ataque”, disse Leonardo.

 

“Eu acho que essas desculpas têm que ser oficializadas. O vídeo é pouco, em se tratando da questão do ataque à honra do chefe do Executivo”, afirmou.

 

Para o parlamentar, Janaína ultrapassou a linha da crítica de oposição e atingiu a vida pessoal de Taques.

 

“Podemos criticar, sim, levar interrogações da condução de gestão, de como se direciona a economia, as finanças e o planejamento deste Estado. Mas ofensas de forma pessoal, de intimidade, de palavrões ou coisas inapropriadas, é desnecessário. Somos figuras públicas e devemos ter o respeito, e o cuidado redobrado das nossas ações. Então, ela deve, sim, oficializar e ir mais afundo nesse pedido de desculpas”, disse.

 

É triste, é lamentável, para o Parlamento o dia de hoje. Uma página negativa para este Parlamento, porque somos deputados 24 horas por dia

Adriano Silva, classificou como lamentável o episódio e disse que a ofensa denegriu o governador e a própria Assembleia.

 

Ele disse que não é a primeira vez que Janaina é o pivô de comentários negativos fora da Assembleia e lembrou o episódio em que ela trocou agressões verbais com Jajah Neves (PSDB), no mês passado.

 

“É triste, é lamentável, para o Parlamento o dia de hoje. Uma página negativa para este Parlamento, porque somos deputados 24 horas por dia. Não apenas aqui no plenário. É muito importante o debate entre oposição e situação, mas vamos ser estadistas. Respeito muito sua pessoa, Janaína, mas esse ato deve ser repudiado, porque os efeitos não são apenas para a pessoa do governador”, afirmou.

 

“A senhora, há uns dias, usou esta tribuna para queixar-se de um secretário que fez esse papel. Já usou essa tribuna queixando de recortes de fala do governador aqui. E hoje usou deste mesmo ato negativo. Então, concordo com o Leonardo, que a retratação não seja apenas pelas vias de redes sociais”, disse.

 

"Sem maldade"

 

Janaina, por sua vez, voltou a pedir desculpas ao governador. Disse ter enviado o áudio em um grupo de amigos e em um momento de confraternização. Que não tinha a intenção de denegrir o governador e nem a comunidade LGBT.

 

Alair Ribeiro/MidiaNews

Janaína Riva

"Que atire a primeira pedra quem nunca fez um comentário totalmente desnecessário, ridículo, como este que fiz"

“Nunca tive a maldade e a intenção de denegrir o governador do Estado. A palavra que usei foi viado. E as pessoas tentaram colocar como se eu estivesse me referindo à vida pessoal do governador. E eu não estava. Quando disse viado, foi no final de uma frase, como se fosse uma indignação, uma exclamação. Alguns tentaram dizer que isso era homofobia. Mas eu sou defensora dos LGBTs, tenho familiares que são homossexuais, amigos. Quem me conhece sabe que eu jamais faria isso”, afirmou.

 

“Tenho que assumir as consequências pelos meus atos. Então, volto a pedir desculpas ao governador. Mas como gostaria que vocês, meus colegas, tivessem a mesma ânsia para me defender quando é ao contrário”, disse.

 

A deputada afirmou que seu comentário, no áudio, foi "ridículo". Citou que outros membros do Legislativo já foram alvos de áudios vazados e que se não for suficiente o pedido de desculpa, que Taques busque a Justiça.

 

“Que atire a primeira pedra quem nunca fez um comentário totalmente desnecessário, ridículo, como este que fiz. Estou arrependida, mas não tem nada que posso fazer para voltar atrás, o que eu podia fazer, fiz, que foi o pedido de desculpa. Mas quando me sinto ofendida e um pedido de desculpa não é suficiente, busco a Justiça. Se o governador entrar na Justiça, vou pedir novamente desculpa para ele lá”, completou.

 

Leia também:

 

Janaína xinga Taques e depois pede desculpas

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Raphaela  07.06.17 10h43
Bom, depois de ler e ver vários comentários descabidos sobre toda essas situações fico a imaginar. Como esse tipo de coisa chama muito mais a atenção de todos do que realmente está acontecendo em nosso país e estado. As pessoas se interessam muito mais por esses barracos que pelos casos de corrupção, com as mortes por falta de atendimento ou falta de segurança. Com crianças estudando ao relento. Não conheço essa menina/mulher Janaina Riva. Mas tenho acompanhado o seu trabalho ultimamente, interesse que surgiu após todas essas polêmicas ao qual ela se envolveu. Fui eleitora de Pedro Taques pra senado e tbem para governo. Confesso que se acabasse o mandato dele hoje, eu teria me arrependido do meu voto. Mas como ele ainda tem mais 1 ano e meio pela frente, torço pra que ele me surpreenda positivamente. Quanto a essa menina, acho que ela tem feito um bom trabalho, lembrando que me preocupei em pesquisar sobre o trabalho dela na Assembleia e achei muito projetos interessantes. Sou contra quererem atribuir a ela os erros do pai dela. Sou contra a expressão "filho de peixe, peixinho é". Venho de uma família cujo pai era alcoólatra e batia em minha mãe, em mim e em meus 2 irmãos e hoje tenho orgulho em dizer que meus irmãos são excelentes marido e pais. Assim como nunca bati em meus 2 filhos. Enfim, esses "escandalos" ao qual tanto criticam essa menina, ou seja, foto sensual e expressão que usou em uma conversa de rede social para tratar o governador, na minha opinião é de uma hipocrisia sem tamanho. Chegaram a chamá-la de homofóbica e nessa minha pesquisa vejo que ela milita na causa LGBT bem antes de ser candidata a algo. Todos, eu digo todos, nós usamos essas expressões chulas uma vez ou outra no nosso dia a dia. É muita hipocrisia criticar a mesma por isso. Vejo nessa menina uma vontade de acertar sempre e não cometer os erros do pai dela, que muitas vezes excede, mas tudo compreensível visto a sua idade e o tamanho da responsabilidade que carrega. Não sou defensora dela, apenas procurei me informar mais a seu respeito e analisar melhor toda essa situação antes de ter qualquer juízo de valor. Não votei nela, mas sinceramente estou olhando com bons olhos para 2018. Espero que ela se preserva mais e amadureça mais em relação a algumas posturas, o que provavelmente irá acontecer com o passar dos anos.
132
78
MARCELA   07.06.17 09h59
MARCELA , seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas