Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Dezembro de 2025
SURRAS DA OPOSIÇÃO
12.10.2022 | 09h28 Tamanho do texto A- A+

"Emanuel criou um monstro político; Abílio será eleito prefeito"

Segundo analista, prefeito levou "surras" do opositor, que será forte candidato à sucessão do Alencastro

Marcus Mesquita/MidiaNews

O analista político Rodrigo Rodrigues

O analista político Rodrigo Rodrigues

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) criou um “monstro político” ao perseguir o então vereador Abílio Junior (PL), em 2020. E, de lá para cá, o adversário deu algumas "surras" no prefeito, que o colocou como favorito na sucessão do Palácio Alencastro, em 2024. Essa é a opinião do analista político Rodrigo Rodrigues.

 

Emanuel e Abílio viraram rivais no primeiro ano de gestão. Em 2020, numa articulação do prefeito, a Câmara de Cuiabá cassou o mandato do então vereador, que foi à Justiça e conseguiu reverter a decisão do plenário.

 

Na avaliação de Rodrigo, esse foi o início da derrota política de Emanuel. A reviravolta se deu quando Abílio se lançou como candidato a prefeito da Capital naquele ano, em um duelo com Emanuel. Ele chegou a ser vencedor no primeiro turno da eleição, mas perdeu no segundo turno por uma diferença mínima.

 

“Imagina um prefeito com a maioria dos vereadores nas mãos, que colocou a máquina, tempo e dinheiro para cassar um vereador sem relevância. Ele foi lá, reverteu a decisão e, em pouco tempo, impôs uma derrota vexatória nas urnas: deu uma surra no próprio Emanuel no primeiro turno das eleições”, disse.

 

Outro erro de Emanuel, segundo o analista, ocorreu nesta eleição, quando Abílio foi candidato a deputado federal e venceu a disputa com mais de 87 mil votos. O deputado federal Emanuelzinho (MDB) foi à reeleição, mas conseguiu "apenas" 74 mil votos.

 

“Agora, Abílio saiu candidato a deputado e foi o mais votado em Cuiabá e teve mais votos que o filho dele, que usou toda a máquina da Prefeitura de Cuiabá. O Emanuel conseguiu criar, em menos de anos, uma liderança e um mostro político. Foram três derrotas consecutivas, e ele pode pedir música no Fantástico”, ironizou.

 

Futuro político

 

Com os incisivos ataques, Abílio cresceu perante o eleitorado de Cuiabá e, para Rodrigo Rodrigues, com a novo desfecho, ele esta cacifado para disputar a prefeitura da Capital contra um possível sucessor de Emanuel em 2024.

 

“Abílio deve agradecer o Emanuel, que 'construiu' ele. Essa votação o consolida como uma liderança quase imbatível para prefeito. Agora, como deputado federal, ele virá com uma nova roupagem, não mais como um reles vereador, mas como deputado federal. Salvo o fato de ser cassado, ninguém tira a eleição de prefeito de Cuiabá do Abílio”, concluiu.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Eleição marcou o fim político da família Pinheiro, afirma Abílio

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Elisandra   13.10.22 11h25
Só discordo de quando você diz que Abilio era um simples vereador sem relevância.. pois ele gerou muito ciúmes é muita revolta na câmara também, por ter exercido seu papel bem diferente de qualquer outro lá dentro. Aliás, com a sua saída a câmara voltou a se apagar novamente. Não tem nenhum vereador lá que chame a atenção novamente para os absurdos da casa dos horrores. Emanuel teve que entrar na briga não só pela ameaça que Abilio lhe causava.. mas também pelo tanto que incomodou seus mornos aliados na câmara, expondo a ridicula atuação de velhacos que nunca fizeram nada lá. Por isso inventaram uma cassação sem pé nem cabeça. Quem construiu Abilio foi a parcela da população que não é mais besta, que não aceita mais um bando de medíocres na política. Emanuel sou ajudou mostrando o quanto é um incompetente desesperado pelo poder a qualquer custo.
14
7
Rogério Sales   12.10.22 22h52
Em sua análise você esta 2 anos com atraso. Foi essa análise que fiz para um grupo de amigos . Essa mesma análise faço a nível nacional. O Lula criou Bolsonaro. E Bolsonaro ressuscitou o Lula... o Brasil e pobre atualmente de estadistas . E governado atual só ganhou por que tinha niguem para encarar olho no olho.
16
14
Jair   12.10.22 20h07
Abílio nosso futuro Prefeito de Cuiabá. Tenho certeza que irá fazer muito por Cuiabá
26
24
João da Silva   12.10.22 13h23
O direito não socorre a quem adormece ( Abílio por 8 anos fora da política !!) Prefeito com grandes chances chama - se Eduardo Botellho, está leve em Cuiabá com 16mil votos em Cuiabá a população cuiabana gosta dele !
8
26