O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, nesta segunda-feira (27), o lançamento do processo licitatório para contratação de empresas que irão atuar no transporte público de Cuiabá.
A licitação, publicada no Diário Oficial de Contas desta segunda-feira, estabelece que as empresas deverão operar um frota de 420 veículos pelos próximos 20 anos - prazo prorrogável por mais 10 anos.
De acordo com a publicação, fica estipulado que, assim que as novas empresas assumirem, 30% dos veículos deverão ter ar condicionado. Até o ano que vem, o número deve aumentar para 70% e, em 2024, o serviço deverá estar disponível em todos os veículos da frota.
Atualmente, apenas 15% dos ônibus tem ar-condicionado (Confira outras mudanças abaixo).
Emanuel prevê que, em até 45 dias, Cuiabá já conheça as novas empresas que operarão o transporte público.

“São mudanças profundas, estruturais e esse é meu compromisso de campanha. Temos 45 dias para a homologação do processo, caso não haja nenhuma discussão na Justiça. Esperamos, em meados de julho, já conhecer as empresas”, disse o prefeito.
“Cada empresa pode ganhar só até dois lotes (ao todo são quatro), mas as empresas poderão participar de todos. Isso foi feito para que não tenhamos um sistema asfixiado e tenhamos investimentos”, disse.
Preço da passagem
As mudanças, no entanto, não devem tornar as passagens mais caras. Segundo Emanuel, o valor cobrado atualmente - de R$ 3,85 - é alto pelo serviço prestado ao cidadão.
"Não existe jantar de graça. Existe uma tarifa que tem que ser paga e deve ser revertida em um serviço de maior qualidade para a população. O problema em Cuiabá é que se paga uma tarifa ainda cara demais pelo serviço que é prestado para a população”, afirmou.
“Todo esse trabalho é meu compromisso com a população cuiabana, de até o final do meu mandato fazer a licitação e entregar um sistema muito melhor e mais humanizado. Com a menor tarifa possível, com o melhor atendimento possível", completou.
Veja algumas mudanças:
- Ônibus 0km de forma gradativa, começando com 20%;
- Idade média da frota deve ser de 4 anos e meio. Atualmente é de 5 anos e meio;
- Todos od ônibus com Wi-Fi, carregador de celular, e câmeras de segurança;
- Implantação de novos pontos, aos moldes do que há na Praça Alencastro;
- Implantação de dois ônibus elétricos e dois híbridos;
- Implementação de serviço especial para transporte coletivo rural;
- Concessionárias como responsáveis pela conservação das estações e terminais.
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1 Comentário(s).
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| Ana Rita 27.05.19 12h00 | ||||
| Essa licitação do transporte público de nada vai adiantar em Cuiabá. Os gestores daqui tem a visão deturpada sobre o planejamento urbano de uma cidade. Dizer que os transporte terão ar refrigerado é a mesma coisa que dizer que os busus terão pneus pois não é admissível que em um país onde o calor predomina o ano todo este item em pleno século 21 seja alardeado como uma presente ou a ultima cereja do bolo para os usuários e não um item obrigatório. O ônibus em Cuiabá é uma solução para quem ainda pensa pequeno e não tem a mínima noção dos impactos causados por esse tipo de transporte que causa poluição, gera calor pois os motores destes se aquecem e são muito barulhentos além de impactar as ruas e avenidas causando e contribuindo para um trânsito caótico e emperrado pois os carros de passeio que a cada ano aumentam exponencialmente a sua frota e só terão 2 pistas para circulação em alguns trechos será muito difícil e até imposivel parar para entrar ou descer passageiros. Qusndo se decide por um transporte que já está superado o gestor tem que ter em mente que uma escolha equivocada do transporte público provocará um impacto no.planejamento urbsno de Cuiabá que irá repercutir por mais de 30, 40 anos na cidade. Optar hoje por um transporte que já está sendo abandonado nas maiores cidades do.mundo é dar um tiro impróprio pé. Em CUIABÁ falta muito pouco para que possamos dar um salto na modernidade e entrarmos no século 21 com um transporte de qualidade. O VLT está comprado falta muito pouco para reinício da obra . Só tá faltando a compreensão e a vontade política de terminar as obras do VLT. ônibus é passado vamos olhar pra frente@ | ||||
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