Cuiabá, Terça-Feira, 21 de Outubro de 2025
ESQUEMA NO TJ-MS
24.10.2024 | 08h12 Tamanho do texto A- A+

Investigado por elo com Zampieri é alvo de operação da PF

Policiais federais estiveram em quatro endereços de Andreson Gonçalves, em Cuiabá

Divulgação

Policial federal analisa computador em um dos endereços alvos da operação

Policial federal analisa computador em um dos endereços alvos da operação

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O empresário Andreson Gonçalves é um dos alvos da Operação Ultima Ratio, que investiga a suspeita de um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Contra ele, há mandados de busca e apreensão. 

 

Deflagrada pela Polícia Federal, a operação resultou no afastamento de cinco desembargadores da Corte sul-mato-grossense: o presidente Sérgio Fernandes Martins, Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos, Sideni Soncini Pimentel e Marco José de Brito Rodrigues.

 

Andreson também é investigado pela suspeita de ser lobista em um esquema de vendas de sentenças no Superior Tribunal de Justiça.

 

O empresário, que atua no ramo de transportes, teria atuado em conluio com o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro do ano passado em Cuiabá.

 

Segundo uma fonte da PF, a operação desta quinta cumpre mandados em cinco endereços ligados a Andreson. Um deles é sua casa no residencial Alphaville, em Cuiabá.

 

Ainda conforme a fonte, como o imóvel estava fechado e não havia ninguém, os policiais tiveram que contar com o auxílio de um chaveiro.

 

Segundo as investigações, o grupo é suspeito de lavagem de dinheiro, extorsão, falsificação e organização criminosa.

 

Os magistrados terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de acessarem as dependências dos órgãos públicos e de se comunicarem com outras pessoas investigadas.

  

A operação é fruto de três anos de investigação da Polícia Federal.

 

O nome Ultima Ratio faz referência a um princípio do Direito segundo o qual a Justiça é o último recurso do Poder Público para parar a criminalidade.

 

Além de Cuiabá, os 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça estão sendo cumpridos em Campo Grande (MS), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

 

Relação com Zampieri

 

Uma série de reportagens publicadas pela revista Veja nas últimas semanas revelou a relação entre Andreson e Zampieri.

 

Conforme a publicação, os dois teriam se unido para "um negócio milionário". Andreson é suspeito de captar clientes que tinham interesse em processos que tramitavam no STJ. 

 

"O empresário usava sua rede de contatos em Brasília para manipular o resultado de julgamentos. O esquema, revelado por Veja há duas semanas, funcionou até dezembro do ano passado, quando Zampieri foi morto em Cuiabá", diz a publicação.

 

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Graci Miranda  24.10.24 08h52
Parabéns 👏🏿👏PF , Glória a Deus vcs existem 🙏🏿🙏
14
0