Cuiabá, Domingo, 3 de Agosto de 2025
“INDIGNAÇÃO TOTAL”
04.08.2023 | 11h35 Tamanho do texto A- A+

Janaina critica Sema por queima de maquinário no interior de MT

Deputada estadual defende direito de defesa e doação para uso da prefeitura local

JLSiqueira/ALMT

A deputada estadual Janaina Riva, que criticou queima de maquinários em Marcelândia

A deputada estadual Janaina Riva, que criticou queima de maquinários em Marcelândia

ENZO TRES
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou uma queima de maquinário feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na quinta-feira (3), em Marcelândia (640 km de Cuiabá). As máquinas estavam sendo usadas em uma área que seria território indígena. 

 

Para a deputada, os servidores da Sema queimaram as máquinas sem passar pelo devido processo legal, como o direito de defesa por parte dos proprietários e a autorização judicial.

  

“Indignação total com a queima de maquinários, que segundo produtores foi realizada hoje pela Sema em Marcelândia, sem nenhuma decisão judicial ou direito de defesa dos produtores autuados. É um desrespeito aos princípios básicos de Justiça”, disse ela em uma publicação no Instagram.

 

Janaina também disse que o maquinário apreendido poderia ser reutilizado pela Prefeitura de Marcelândia, beneficiando o cidadão. Ela ainda defendeu que seja revista a legislação para impedir "abuso de poder" e facilitar que os trabalhadores trabalhem na legalidade.

 

“Essas máquinas, após o trânsito julgado dos processos, poderiam ser destinadas às prefeituras, trazendo benefícios diretos aos cidadãos”, afirmou.

 

Indignação total com a queima de maquinários realizada pela Sema em Marcelândia, sem decisão judicial 

“É urgente repensarmos a legislação que autoriza essa arbitrariedade e garantirmos um processo justo para todos os produtores que enfrentam lentidão e burocracia para trabalhar na legalidade”, pontuou.

 

Motivo legal

 

O Governo do Estado diz haver "previsão legal" para a queima do maquinário. No entanto, os detalhes do caso ainda serão apurados, já que os fiscais da Sema não retornaram do região com o relatório sobre o episódio.

 

Veja a publicação: 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
9 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João Moessa de Lima  04.08.23 17h38
Queimar equipamento caro é prova da falência e incompetência do Estado associado a arrogância de alguns ou algumas que ocupam cargos e não respeitam nada acha que pode tudo.
25
46
Jean  04.08.23 16h49
Tadinhos, não é deputada? Çei
50
13
Mauricio  04.08.23 14h08
Blá, blá, blá, chovendo no molhado deputada. Como sempre. Está na lei é legal. Não fere nenhum princípio básico da Justiça porque nenhuma ação judicial foi intentada contra a lei e, se foi, não teve sucesso. Então a lei está em vigor e lei é para ser aplicada. Ou não? Lei é só para os outros? Quando pega os seus a lei não vale?
67
23
Alexandre  04.08.23 13h36
Pois é excelência... Podia ter pedido a chave do veículo para o proprietário, ou pego o celular e ligado para um guincho ir lá buscar. (Contém ironia).
57
18
Silva  04.08.23 13h25
Tem que queimar, as máquinas está dentro do território indigina, e flagrante. Não é preciso passar por delegacia nem juízes. Parabéns para a Sema pelo serviço prestado a todos os matogrossensses
71
22