Cuiabá, Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2025
COMBATE AO CRIME
01.05.2023 | 17h09 Tamanho do texto A- A+

Júlio: PT é "frouxo" e não tem capacidade de endurecer legislação

Deputado estadual diz que Código Penal obriga Estado dar “tratamento carinhoso” a criminosos

JL Siqueira/ALMT

O deputado Julio Campos:

O deputado Julio Campos: "Hoje o bandido é tratado com muito carinho"

CÍNTIA BORGES E GUSTAVO CASTRO
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Julio Campos (União) classificou como “fraca” a legislação penal brasileira e disse não ver perspectivas para que haja uma mudança para leis mais rigorosas.

 

“A legislação brasileira está fraca, e eu não tenho grandes esperanças de mudanças na legislação, já que o próprio Governo Federal, do PT, na parte de rigor na punição, é comedido e frouxo”, afirmou o parlamentar se referindo a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse no dia 1º de janeiro.

 

A declaração foi dada a jornalistas quando Julio foi questionado sobre as ações das forças de segurança contra os criminosos que aterrorizaram Confresa (a 1160 km de Cuiabá).  

 

Até o momento, foram 12 criminosos mortos e quatro presos. A suspeita é que o grupo tenha 20 pessoas.

 

Para Júlio, a legislação atual condiciona o Estado a tratar criminosos presos “com carinho”.

 

“Hoje o bandido é tratado com muito carinho, não só pela Justiça, mas pelo Ministério Público e pelos próprios delegados. A própria lei obriga esse tratamento carinhoso. Porque, após audiência de custódia, 90% dos cidadãos são liberados”, disse o parlamentar.

 

O caso

 

Armados com fuzil, pelo menos 20 criminosos invadiram e atearam fogo na sede da Polícia Militar de Confresa.

 

Na saída, eles ainda provocaram terror na população, fechando estradas, roubando e incendiando veículos.

 

Vídeos e áudios que circulam na internet mostram a ação dos criminosos. Nas gravações, é possível ver o desespero dos moradores.

 

O grupo atacou viaturas do Corpo de Bombeiros e invadiu a empresa de segurança Brink's, alvo principal dos atentados. Eles ainda fizeram um policial refém, mas o liberaram logo em seguida.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

“Seis foram mortos; os demais morrerão nas próximas horas”

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

EDUARDO S  02.05.23 10h17
Entendo que a criação das leis , a competencia é sim do congresso, mas se o executivo encaminhar mensagem ao legislativo dizendo que devemos mudar e endurecer as leis ultrapassadas que temos, o legislativo assim o fará, mas se quer o presidente Lula disse em algum momento que quer combater a corrupção e a criminalidade, me mostre ai e o Dr. Júlio está certo.
19
26
Mauri  02.05.23 06h58
Neste ponto eu discordo independentemente de ideologia politica, certo é, que a competencia legislativa nao é do governo, seja qual for. Logo, para endurecer leis cabe ao Legislativo e nao ao Executivo.
43
11
Rodrigues  01.05.23 19h52
O sr político Júlio Campos está na política há 200 anos, o que será que fez nesse tempo para 'endurecer' as leis penais? Será que ele não conhece o ditado que diz: "Uma andorinha só não faz verão"?
53
6
Jorge Merquiades  01.05.23 19h17
O quanto será que o nobre parlamentar agregou à lei penal, enquanto Deputado Federal e integrante do Senado??? Nos parece ....
36
4
Valdeci   01.05.23 19h13
Não Júlio,o PT não e frouxo ele faz parte de tudo isso e não vai fazer leis para ser condenado por elas!
47
24