Cuiabá, Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2025
SONHO DA ESQUERDA
25.08.2025 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

Lúdio diz que federação tenta fortalecer filiados e quer eleger 2 federais

A federação enfrenta dificuldades em achar nomes fortes que aceitem entrar no grupo da esquerda

Victor Ostetti/MidiaNews

O deputado estadual Lúdio Cabral,que falou sobre articulações para 2026

O deputado estadual Lúdio Cabral,que falou sobre articulações para 2026

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Lúdio Cabral afirmou que a federação formada por PT, PV e PCdoB está tentando fortalecer filiados para eleger dois deputados federais nas eleições de 2026.

 

Estamos fortalecendo os nomes que a nossa federação tem, para que a gente tenha uma chapa proporcional capaz de duplicar nossa bancada na Assembleia e eleger dois parlamentares federais

O PT hoje enfrenta dificuldades em achar nomes fortes que aceitem entrar no grupo da esquerda devido ao desgaste no Estado.

 

“Estamos buscando novos filiados, fortalecendo os nomes que a nossa federação tem, para que a gente tenha uma chapa proporcional capaz de duplicar nossa bancada na Assembleia e eleger dois parlamentares federais para Mato Grosso. É um processo que a gente já iniciou e que está avançando de forma muito positiva”, afirmou à imprensa.

 

“A nossa ideia é também eleger no mínimo quatro deputados estaduais na próxima eleição”.

 

O partido tenta evitar repetir o erro das eleições de 2022, quando a ex-deputada federal Rosa Neide (PT) não conseguiu se reeleger mesmo sendo a candidata mais votada na disputa pela Câmara Federal, com 124,6 mil votos.

 

O principal fator pela não reeleição foi o desempenho fraco de outros nomes da chapa petista. Ao todo, nove pessoas filiadas aos partidos da Federação Brasil de Esperança (PT, PV e PCdoB) disputaram.

 

Para se ter uma ideia, o segundo mais votado da chapa foi o ex-juiz federal Julier Sebastião (PT), que teve 7.726 votos na época.

 

Segundo Lúdio, agora o partido aposta na ex-primeira-dama de Rondonópolis, Dona Neuma, para agregar força na chapa da federação.

 

“Nós já fizemos duas reuniões nas últimas semanas, PT e PV, depois PT, PV e PCdoB, para poder desenhar nossa chapa proporcional. O José Carlos do Pátio se filia ao PV, a Dona Neuma se filia ao PV”, disse.

 

“Na leitura que a gente faz é que a Dona Neuma e a Rosa [Neide] juntas já asseguram uma vaga. Com os demais nomes que a gente vai colocar na chapa, a gente amplia essa possibilidade de dois federais”, acrescentou.

 

Além de Neuma, a federação terá a professora e ex-vereadora de Sinop, Graciele Marques (PT) e militante petista Léo Rondon também como candidatos a deputado federal.

 

Lúdio afirmou também que a federação também trará “quadros novos” para trazer força ao grupo de esquerda. No entanto, ele não quis adiantar nenhum nome.

 

“Esses quadros novos, eles são objeto de assédio de outros partidos, então nós temos que ir com muito cuidado, mas há bons nomes novos que a gente pretende trazer para a federação”.

 

Veja vídeo:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia