O governador Mauro Mendes (União) fez um apelo à população de Mato Grosso para que mantenha em dia o calendário vacinal, especialmente a imunização contra o sarampo.
A declaração ocorre após a confirmação de três casos da doença em Primavera do Leste, no último mês, e a investigação de outros cinco casos suspeitos em Várzea Grande.
Mendes destacou que o Estado tem intensificado as campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação e reforçou que a responsabilidade pela aplicação das doses é compartilhada entre o poder público e as famílias.
“Nós estamos redobrando as campanhas de vacinação. As pessoas parecem que perderam o interesse em vacinar seus filhos, é muito lamentável. A vacinação é uma responsabilidade objetiva do município”, disse.
“O Governo Federal fabrica a vacina, o Governo do Estado distribui e faz a logística, mas a vacinação é responsabilidade dos municípios... e dos pais, de levarem seus filhos”, emendou.
Segundo o governador, o Executivo tem acompanhado de perto os casos e disse que deve cobrar dos prefeitos o alcance das campanhas de vacinação.
“Estamos atentos a isso, sim, e vamos apertar e colaborar com os municípios, além de divulgar amplamente para que as pessoas façam as vacinações”, disse Mendes.
O sarampo
O sarampo é transmitido por secreções respiratórias e é muito contagioso. Além disso, pode provocar complicações graves e até o óbito, principalmente em crianças pequenas e em pessoas não vacinadas.
A vacinação é gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e é a principal forma de prevenção.
Segundo a Secretária de Estado de Saúde, até o fim de setembro, a cobertura da vacina tríplice viral neste ano é de 88% com a primeira dose e de 65% com a segunda dose em Mato Grosso, sendo que o ideal seria de 95% para ambas.
Foram aplicadas 96.473 doses da vacina tríplice viral e 2.730 da vacina dupla viral para a dose zero de crianças menores de 01 ano de idade no estado.
Leia mais sobre o assunto:
Casos de sarampo em MT acendem alerta de vacinação
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|