O deputado estadual Max Russi, que assumirá a presidência do Podemos em 2026, afirmou que o partido perdeu pré-candidatos após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar o aumento de cadeiras na Assembleia Legislativa.

Atualmente, a Assembleia tem 24 deputados e, com o aumento, poderia chegar a ter 30 cadeiras para a disputa de 2026. O acréscimo seria de 6 vagas.
A decisão é do ministro Luiz Fux, que atendeu um pedido para suspender a aplicação das mudanças na distribuição de vagas dos deputados federais e estaduais para que não ocorra no ano que vem.
“A dificuldade é maior, porque aumenta esse coeficiente. Para você fazer uma vaga precisa-se de mais votos. Então, acaba desanimando alguns candidatos. Já havia alguns nomes que seriam candidatos e que depois de manter essas vagas, acabaram desistindo”, afirmou o deputado.
Mesmo ainda na presidência do PSB, Max afirmou que está trabalhando para montar chapas com nomes fortes no Podemos para ter chance de conseguir vagas tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal.
Ele não adiantou os nomes para estadual, mas afirmou já ter seis pré-candidatos a deputado federal. Max também admitiu estar fazendo contas para saber quanto as chapas precisarão para eleger um candidato ano que vem.
“O não aumento [das cadeiras] aumenta o coeficiente. O deputado estadual, qual vai ser o coeficiente? Eu, fazendo as minhas continhas, acredito que vai precisar de 83 mil votos para fazer um deputado estadual e federal 250 mil votos”.
Veja vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
| 
          0 Comentário(s).
         |