Cuiabá, Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025
FERROVIA ESTADUAL
20.09.2021 | 11h32 Tamanho do texto A- A+

Mendes assina contrato para obra e diz que estuda novos trechos

O modal vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e a Lucas do Rio Verde, conectando-se ao Porto de Santos

MidiaNews

O evento de assinatura do contrato do Governo de Mato Grosso com a Rumo

O evento de assinatura do contrato do Governo de Mato Grosso com a Rumo

THAIZA ASSUNÇÃO E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, nesta segunda-feira (20), contrato de concessão com a empresa Rumo Logística S/A para construção da ferrovia estadual em Mato Grosso, no valor de R$ 11,2 bilhões.

  

A ferrovia vai ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e a Cuiabá e se conectará com a Malha Paulista, que leva até o Porto de Santos (SP).

  

Durante o evento, Mendes destacou o impacto positivo que a rodovia trará para Mato Grosso e para o Brasil, tanto na questão de infraestrutura como para o meio ambiente.

  

“Mato Grosso é o maior produtor brasileiro das chamadas commodities agrícolas. Nos próximos 10 anos, o Estado vai dobrar a sua produção. Mato Grosso deve finalizar essa década, conforme os estudos, chegando a 120, 130 milhões de toneladas”, disse.

  

Se nós não dermos essa possibilidade das ferrovias adentrar no Estado para escoar esses grandes volumes de produção, nós vamos entupir praticamente todas as rodovias até os portos brasileiros

“Se nós não dermos essa possibilidade das ferrovias adentrar no Estado para escoar esses grandes volumes de produção, nós vamos entupir praticamente todas as rodovias até os portos brasileiros”, acrescentou.

  

Isso significaria, de acordo com o governador,  um prejuízo ambiental gigantesco.

  

“Nós vivemos em uma década que a questão da redução das emissões de carbono torna-se cada vez mais uma premissa importante e relevante para tomadas de decisões” disse.

  

“Com a ferrovia, nós estaremos permitindo esse crescimento [da escoação de produção] sem que haja um ofensor nas emissões de carbono via queima de óleo diesel de carretas pelos milhares de quilômetros para transportar essa produção que será ampliada”, afirmou.

  

Mendes ainda saiu em defesa da ampliação de novos trechos de ferrovias no Estado.

  

“Nada impede que após implantação dessa ferrovia, nós poderemos adentrar a outros pontos de Mato Grosso. Já existem estudos, que mostram ser possível e viável, economicamente falando, fazer algumas derivações a partir dos pontos que nós estamos”, disse.

  

“Mas, vamos dar o primeiro passo, concretizar esse primeiro passo, comemorar esse primeiro passo, para depois sonharmos com novos caminhos”, afirmou. 

 

As obras devem ser realmente iniciadas apenas em 2022, em razão das etapas a serem cumpridas para licenciamento ambiental e desapropriação.

 

A previsão é que a ferrovia seja entregue em 2028. Antes disso, porém, a empresa garantiu a entrega do primeiro terminal da ferrovia estadual,  entre Primavera do Leste e Campo Verde, em dois anos.

 

 

 

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COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

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Marcio Ferreira  20.09.21 14h40
Pra se ver, a maioria dos caminhoneiros esteve a frente dos protestos, mas sempre se esqueceram que a maior luta do agro é reduzir o custo com frete. Agora com o trem vão conseguir, e os caminhoneiros? O que conseguiram?
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Graci Ourives de Miranda  20.09.21 12h34
QUANDO SERAO CONSTRUIDAS MAIS ESCOLAS E HOSPITAIS?
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ademilson  20.09.21 11h58
Um projeto eficaz de suma importância que agrega muitos valores para o desenvolvimento sustentável de MT.....
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