O governador Mauro Mendes (União) defendeu a a queima de maquinários em uma fazenda de Marcelândia (a 640 km de Cuiabá), ocorrida na semana passada por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A fiscalização ocorreu no dia 3 de agosto e causou uma repercussão após a deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticar a Sema em suas redes sociais pela destruição das máquinas.
“Seis reincidências tinha naquele caso, máquina velha, difícil remoção... Os fiscais, na minha opinião, fizeram o que era certo”, afirmou o governador durante conversa com a imprensa, nesta semana.
Na publicação que ganhou repercussão, Janaina disse que os servidores da Sema queimaram as máquinas sem passar pelo devido processo legal, como o direito de defesa por parte dos proprietários e a autorização judicial.
No entanto, a Secretaria disponibilizou uma nota em que explicou que a fazenda, que já era reincidente, acumula seis multas de mais de R$ 33 milhões por exploração de madeira e desmatamento ilegal nos últimos cinco anos.
Segundo Mendes, não é todo maquinário que é destruído durante as fiscalizações nas propriedades.
“De tudo que nós apreendemos nos últimos quatro anos, 96,5% dos equipamentos foram removidos, apreendidos e destinado. Só 3,5% foram destruídos”, completou.
Leia mais:
Janaina critica Sema por queima de maquinário no interior de MT
Sema diz que fazenda é reincidente e queima de máquinas é legal
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|