Cuiabá, Sábado, 22 de Novembro de 2025
BONDE EM CUIABÁ; VÍDEO
22.11.2025 | 10h00 Tamanho do texto A- A+

Mendes diz que Abilio pode trocar modal: “A cidade é dele”

O prefeito disse que, se o Governo comprasse um transporte “ruim”, ele o substituiria

Victor Ostetti/MidiaNews

O governador Mauro Mendes não descartou a instalação do BUD, mas estuda outras alternativas

O governador Mauro Mendes não descartou a instalação do BUD, mas estuda outras alternativas

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que o prefeito Abilio Brunini (PL) tem autonomia para implantar o modal alternativo BUD (Bonde Urbano Digital) em Cuiabá após a conclusão das obras do BRT (ônibus de trânsito rápido).

 

O prefeito tem autonomia para fazer o que quiser. A cidade é dele

A declaração foi dada após Mendes ser questionado sobre uma fala de Abilio, que afirmou que, caso o Governo adquirisse um veículo “ruim” para Cuiabá, ele aguardaria o fim das obras para substituí-lo.

 

“O prefeito tem autonomia para fazer o que quiser. A cidade é dele. Se ele vai comprar, ele pode fazer as escolhas que quiser. Isso é normal. Qualquer prefeito tem autonomia sobre o seu município. É natural”, disse o governador à imprensa.

 

Abilio tem defendido fortemente o uso do Bonde Urbano em Cuiabá após sua viagem à China, onde visitou empresas fabricantes do ATR (Autonomous Rail Transit), conhecido no Brasil como BUD.

 

O prefeito argumenta que o modal seria o mais econômico para Cuiabá e mais eficiente no transporte de passageiros, já que possui capacidade para levar mais pessoas.

 

Outra vantagem apontada por ele é que, para instalar o BUD em outros pontos da cidade, não seriam necessárias obras como as que estão sendo realizadas para o BRT.

 

Segundo Mendes, o Estado estuda há bastante tempo esse tipo de modal e não descarta a possibilidade de implantar o bonde na Capital, embora outras alternativas também estejam sendo avaliadas. O governador reforçou que a decisão será tomada com base no desempenho de cada veículo em diferentes aspectos.

 

“Dentro da infraestrutura que adotamos, existem algumas possibilidades. Estamos estudando todas elas: custo, benefício, manutenção ao longo dos anos, comodidade para o usuário, impacto na tarifa. É uma série de variáveis que estão sendo consideradas”, destacou.

 

 

“Estamos conversando com alguns fabricantes. Assim que concluirmos os estudos, vamos anunciar. Toda contribuição é bem-vinda. Se for algo que o governo já está fazendo, ótimo. Se for algo novo, vamos analisar se vale a pena aprofundar os estudos".

 

Veja vídeo:

 

 

Leia mais:

 

Abilio quer troca do BRT por BUD: "Econômico e leva mais pessoas"

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia