O governador Mauro Mendes (União) e o ex-senador Cidinho Santos (PP), presidente do conselho da Nova Rota, estão na Guiana desde a última segunda-feira (16), em missão oficial voltada ao fortalecimento de parcerias estratégicas nas áreas de energia, agricultura e logística.

A visita ocorreu a convite do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que mantém relação institucional próxima com o presidente guianense, Mohamed Irfaan Ali.
Em publicação nas redes sociais, o chefe de Estado do país vizinho afirmou que a presença dos governadores brasileiros teve como objetivo “fortalecer ainda mais a colaboração nas áreas de agricultura, transporte e logística, segurança energética e cooperação em segurança regional”.
Ao MidiaNews, Cidinho Santos afirmou que o momento econômico vivido pela Guiana, impulsionado pela "boom" petrolífero, faz que o país seja um bom parceiro comercial.
“A Guiana Inglesa até um tempo atrás era um dos países mais pobres do Caribe. E agora, descobriram petróleo e vieram petrolíferas de todo mundo para se instalar. Hoje, o país tem muitos recursos vindos do petróleo, mas não tem produção suficiente de alimentos”, afirmou.
Segundo Cidinho, o governo guianense busca cooperação com o Brasil para desenvolver a produção agropecuária, especialmente nas áreas de carne bovina, pescado e aves. Nesse contexto, a experiência de Mato Grosso foi apresentada como modelo de sucesso.
Divulgação/Guiana
O ex-senador Cidinho Santos, que também esteve em missão oficial
“O governador Mauro veio mostrar a experiência de Mato Grosso, que há 30 anos era um estado com pouca produção, mas com grande potencial. Mauro explicou como o Estado se tornou líder nacional na produção de grãos”, disse.
Mendes também tratou da questão energética, considerada uma das principais demandas do país vizinho. Ele e Cidinho participaram de uma das maiores conferência sobre energia da região, a Guyana Energy Conference & Supply Chain Expo.
Visita guianense
A expectativa, de acordo com Cidinho Santos, é que representantes da Guiana realizem uma visita a Mato Grosso nos próximos dias. A proposta é trazer produtores e investidores para conhecer de perto as oportunidades do Estado.
“Eles querem conhecer nossa realidade, ver as possibilidades e aprender como estruturar a produção agrícola. O governador se prontificou a receber a comitiva e apresentar o potencial de Mato Grosso”, disse.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|