Cuiabá, Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025
ESCOLHA DO CANDIDATO
31.10.2023 | 23h00 Tamanho do texto A- A+

“Menospreza o quanto já andei”, diz Botelho sobre qualitativa

Pré-candidato sugeriu que pesquisa quantitativa também seja utilizada; sem acordo, rumo será o PSD

JLSiqueira/ ALMT

O presidente da AL, Eduardo Botelho, que é pré-candidato a prefeito de Cuiabá

O presidente da AL, Eduardo Botelho, que é pré-candidato a prefeito de Cuiabá

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) rejeitou, nesta terça-feira (31), a proposta do governador Mauro Mendes (União) de que uma pesquisa qualitativa seja o principal critério para a definição de quem será o candidato da sigla a prefeito de Cuiabá, no ano que vem.

 

A pesquisa qualitativa serviria se caso nós dois estivéssemos empatados, porque ela é subjetiva, não critérios exatos

Botelho e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, disputam internamente a candidatura. Ele sugeriu que, além da qualitativa, também seja considerada uma pesquisa quantitativa, que mede a intenção de votos.

 

O pré-candidato afirmou que a qualitativa - que foca em entender aspectos mais subjetivos do eleitorado, como o perfil mais aceito e o modo de gerir a cidade – “menospreza” o trabalho de pré-campanha que tem feito nos últimos meses.

 

“Não se pode menosprezar o quanto já andei, onde eu estou. A eleição é um corrida de longa distância, mas não se pode menosprezar quem já esta lá na frente e já deu vários passos”, disse Botelho ao MidiaNews

 

“A pesquisa qualitativa serviria se caso nós dois estivéssemos empatados, porque ela é subjetiva, não critérios exatos”, emendou.

 

As últimas pesquisas divulgadas mostra Botelho na dianteira no cenário eleitoral, à frente de Abílio Brunini (PL), Lúdio Cabral (PT) e de Garcia.

 

Caso não haja acordo em relação aos critérios de escolha, Botelho deverá deixar o União e seguir para o PSD do ministro Carlos Fávaro, onde já tem aval para lançar sua pré-candidatura.

 

“Se forem consideradas as duas modalidades de pesquisas, aí sim. Dizem: ‘Ah, mas está muito cedo para ter quanti'. É muito cedo, mas é preciso avaliar quantos candidatos que começaram no topo da pesquisa e terminaram vitoriosos, e quantos candidatos começaram lá em baixo e ganharam”, disse. 

 

“É bem menor o número de candidatos que começaram alto e perderam a eleição, do que os baixos que ganharam”, completou.

 

A reunião

 

Botelho se reuniu com o governador Mauro Mendes, presidente do União Brasil Mato Grosso, na manhã desta terça-feira, no Palácio Paiaguás. Fábio Garcia esteve no encontro e a proposta sobre o critério de escolha foi feita aos dois. Garcia aceitou.

 

O União não definiu uma data limite para resolver a questão. Botelho pressiona para que isso ocorra ainda este ano, o que é considerado pouco provável nos bastidores. 

 

O governador, que irá para à China e Índia nesta quarta-feira e ficará por lá até dia 17, deverá retomar as conversações sobre o assunto assim que retornar a Cuiabá.

 

Leia mais:

 

Mendes propõe qualitativa para definir candidato; Garcia aceita

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carla Dias  01.11.23 16h27
BOTELHO JA DECOLOU, QUERO VER PEGAR ELE
4
2
Carlos  01.11.23 09h01
Com certeza vai ganhar para Prefeito de Cuiabá, mas migrando para PSD (Carlos Favaro) com certeza também vai perder votos uma vez que seus votos são de maioria de direita e o PT vai lançar candidatura própria. Portanto EB são fora desse ranço.
4
12
fernando mendes  01.11.23 08h33
NÃO ENTENDO???? QUAL SERIA O RECEIO DE OUVIR O ELEITOR??? SE O ILUSTRE DEPUTADO "JA CAMINHOU TANTO" ENTÃO DEIXE QUE O ELEITOR RECONHEÇA SEU TRABALHO.....É BEM SIMPLES....
4
7