Cuiabá, Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2025
MODIFICAÇÕES EM PROJETO
26.07.2019 | 20h17 Tamanho do texto A- A+

"Não estamos aqui para fazer o que o Governo quer", diz Botelho

Eduardo Botelho nega que deputados tenham desfigurado projeto tributário do governador Mauro Mendes

Alair Ribeiro/MidiaNews

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho

O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho

DOUGLAS TRIELLI E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), mandou um recado para o governador Mauro Mendes (DEM) e para o secretário de Fazenda Rogério Gallo, no início da noite desta sexta-feira (26).

Segundo Botelho, ambos estariam criticando o substitutivo apresentado pelos deputados ao projeto de lei que visa reinstituir os incentivos fiscais, alterar o método de cobrança de ICMS e aumentar imposto de setores econômicos de Mato Grosso.

Na prática, os deputados modificaram uma série de alíquotas, do projeto original, para os segmentos da indústria, comércio, agronegócio e energia. Além disso, ainda apresentaram 88 emendas com mais alterações.

Evidentemente, ele não está contente com o substitutivo, mas nós temos que fazer aqui um intermediário


Para o líder do Legislativo, os colegas apenas cumpriram seu papel.

"Evidentemente, ele não está contente com o substitutivo, mas nós temos que fazer aqui um intermediário. Não estamos aqui para agradar e fazer o que o Governo quer. Senão, não precisava da Assembleia. Então, a Assembleia é isso, para discutir, achar um meio termo. E houve essa discussão com todos os setores", disse ele.

Para Gallo, Botelho foi mais incisivo e sugeriu que caso o secretário esteja "insatisfeito", que dispute uma vaga de deputado na próxima eleição.

"Alguns secretários não querem que mexe no projeto, então ele tem que vir para cá. Tem que ser deputado e não secretário. Ele tem que se candidatar a deputado e vir aqui. Ou então ele aceita o que está sendo feito nesta Casa", afirmou.

"Estou me referindo ao secretário que está dizendo que a Assembleia está mexendo no projeto. Estamos mexendo mesmo, porque é um dever e direito nosso. Especialmente para o Rogério Gallo, que está dizendo que estamos desfigurando o projeto. Então, secretário Gallo se candidate a deputado e venha debater aqui dentro", disse.

Projeto desfigurado

O presidente da Assembleia negou que os deputados tenham "desfigurado" o projeto original.

"Ninguém desfigurou o projeto, como alguns falaram. Não houve negociação em separado. Todas as conversas que tiveram foram em grupo. E isso é normal e faz parte do Parlamento", afirmou.

Por fim, lamentou a possibilidade de o deputado Dilmar Dal'Bosco (DEM) deixar a liderança do Governo.

Conforme MidiaNews revelou, Dilmar teria protagonizado negociações com setores empresariais, que resultaram na “desfiguração” do projeto, o que irritou Mendes.

"Foi uma decisão, talvez, precepitada", resumiu Botelho.

A medida deve ser votada pela última vez ainda na noite desta sexta-feira. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Luiz Henrique  26.07.19 21h19
Que coisa hein ? Nem os seus companheiros do DEM estão aguentando a equipe do Governo Mauro Mendes ? Imagine a população...
0
0
Gladston  26.07.19 21h18
Deveria ser isso botelho, mas até então tem sido sim feita a vontade do governador, do senador de VG...
0
0