A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), afirmou nesta quinta-feira (9) que tem sido alvo de violência política de gênero dentro do plenário da Casa.
Segundo ela, o comportamento repetido de alguns parlamentares tem ultrapassado os limites do respeito e da convivência política.
“Eles estão fazendo violência política de gênero comigo sim. Mas eu não sou filha de pai assustado, não vou me assustar com um grito. Mas chega uma hora que as coisas estão passando do limite. E quando as coisas estão passando do limite, você tem que tomar uma atitude”, afirmou.
Paula relatou episódios de desrespeito durante as sessões, que incluem interrupções, gritos e tentativas de descredibilizar sua condução.
O mais recente ocorreu na sessão da última terça-feira (7), quando os vereadores Chico 2000 (PL) e Tenente Coronel Dias (Cidadania) entraram em um bate-boca que precisou da intervenção de Paula para evitar agressões.
No entanto, a presidente da Casa afirmou que este não é um caso isolado.
“Eu me policio muito para ter um equilíbrio mental, combinar a condução com muita autonomia e respeito, mas os vereadores não estão tendo o mesmo respeito com a minha pessoa, com a minha condução. E todas as sessões estão tendo esse tipo de atitude”.
“Já fui desrespeitada várias vezes. Não falo só de quando querem descredibilizar meu trabalho, mas quando gritam, apontam o dedo, invadem o espaço do outro. Não fui criada dessa maneira, e não é isso que a população quer ver”, disse.
A presidente afirmou que já procurou o Conselho de Ética da Câmara para discutir medidas sobre o caso e defendeu que os vereadores retomem o diálogo e o respeito mútuo.
“Nós temos a Comissão de Ética aqui da Casa e já estive até conversando com presidente da comissão, o vereador e demais colegas da comissão para ver o que pode ser feito. Mas é necessário que haja esse diálogo”.
Leia mais:
Vereador aciona Chico 2000 na Comissão de Ética após bate-boca
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|