A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (19) cinco mandados de busca e apreensão em quatro empresas de informática de Brasília e no sindicato que as representa. A polícia e o Ministério da Justiça investigam um suposto cartel para fraudar licitações na prestação de serviços para o governo federal.
As empresas são suspeitas de “lotearem” as licitações dos ministérios. Segundo a polícia, elas se dividiam as concorrências entre si. Juntas, as quatro respondem por 75% dos contratos da área no governo. Elas são contratadas para, por exemplo, prestarem suporte a equipamentos de informática.
A investigação começou em 2005, após uma licitação do Ministério da Educação, em que pelo menos 20 empresas retiraram o edital, mas só duas apresentaram propostas. O Tribunal de Contas da União (TCU) também alertou o Ministério da Justiça quanto à possibilidade de fraude em suas licitações.
Enquanto durar a investigação, as quatro empresas continuam prestando serviços aos ministérios. Caso seja comprovada a fraude, elas podem até ficarem impedidas de participar de futuras licitações.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|