Cuiabá, Sábado, 9 de Agosto de 2025
EMERGÊNCIA
12.06.2025 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

Pivetta diz que MT está "vigilante" a novos casos de gripe aviária

Governador citou que o consumo de carne de frango é seguro; H1N5 foi detectado em Campinápolis

Divulgação/ Secom

O governador Otaviano Pivetta, que decretou emergência sanitária

O governador Otaviano Pivetta, que decretou emergência sanitária

CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (11) que o Estado está "atento e vigilante" a respeito do caso de gripe aviária H5N1 em aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis.

 

Sempre dá um susto. Mas é um caso isolado, e estamos atentos

“Sempre dá um susto. [...] Mas é um caso isolado, e estamos atentos, vigilantes, com o nosso pessoal fazendo o que tem que ser feito”, disse.

 

Na terça-feira (10), Pivetta decretou de estado de emergência zoossanitária por conta do caso da gripe aviária.

 

Segundo ele, a medida é uma precaução diante da confirmação do caso e tem como objetivo garantir transparência, agilidade e segurança ao setor produtivo e à população.

 

“São medidas necessárias para mostrar a transparência e mostrar que o Estado está agindo rapidamente, para não deixar dúvida e não criar nenhuma restrição para o mercado de Mato Grosso”, afirmou.

 

De acordo com Pivetta, todas as ações foram tomadas ainda no fim de semana, assim que o caso foi identificado.

 

O governador ainda reforçou que não há risco à saúde pública e que a situação está sob controle.

 

“Não tem perigo nenhum. O Indea [Instituto de Defesa Agropecuária] tem dado respostas exemplares nas ações de sanidade animal. Nós recebemos há cerca de 15 dias a certificação da Comunidade Europeia".

 

"Mato Grosso e o Brasil são zona livre de febre aftosa sem vacinação. Isso mostra o nível de controle e competência do Brasil no cuidado com a sanidade animal”, disse.

 

O decreto permite a realização de compras emergenciais, uso de suprimento de fundos e outras medidas previstas na legislação para conter a doença e evitar sua disseminação.

 

Veja:

 

 

Gripe aviária

 

O caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi confirmado no sábado (7) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em uma criação de galinhas domésticas na cidade de Campinápolis (a 510km de Cuiabá).

 

A confirmação, no entanto, não traz novas restrições à exportação de avícolas brasileiras. A China e a União Europeia suspenderam a compra de frango após um caso em um aviário no Rio Grande de Sul no mês passado.

 

As medidas de erradicação – como o abatimento dos animais - e as ações de vigilância ocorrem em um raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas neste domingo (8). 

 

O Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais. E o consumo de produtos avícolas permanece seguro.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia