Cuiabá, Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2025
CARGO NA CORTE
23.12.2025 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Por unanimidade, AL aprova e procurador assume cadeira no TCE

Alisson Carvalho assume cadeira de Valter Albano, que decidiu antecipar a aposentadoria do TCE

Victor Ostetti/MidiaNews

O novo conselheiro do TCE-MT, Alisson Carvalho de Alencar, tem 42 anos e é natural do Piauí

O novo conselheiro do TCE-MT, Alisson Carvalho de Alencar, tem 42 anos e é natural do Piauí

JONAS DA SILVA E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o procurador-geral de contas Alisson Carvalho de Alencar como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A votação ocorreu durante sessão extraordinária nesta terça-feira (23).

Estou aqui para defender um TCE parceiro da administração pública, que atue na prevenção do erro

 

Ele foi aprovado pelos 23 deputados aptos a votarem. “Esta Casa comunicará ao governador da decisão por meio de resolução que será publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa”, disse o presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), após a votação.

 

Alisson será empossado ainda nesta terça, aos 42 anos. Ele assume a vaga deixada por Valter Albano, que formalizou pedido de aposentadoria na noite de segunda-feira (22).

 

O novo membro do tribunal foi sabatinado com perguntas pelos parlamentares, como prevê a legislação, antes de ter seu nome aprovado. 

 

“Estou aqui para defender um TCE parceiro da administração pública, que atue na prevenção do erro, que evite que os administradores cheguem ao erro. Somente assim, vamos impedir problemas e apresentar soluções para o Estado”, disse em plenário. 

 

Antes da votação dos deputados, o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos) foi pessoalmente à Assembleia e formalizou à Mesa Diretora o nome do indicado.

 

Também na manhã desta terça-feira (23), em sessão extraordinária, o pleno do TCE realizou a votação da lista tríplice e definiu os nomes de Alisson Carvalho, do procurador Gustavo Coelho Deschamps e o procurador-geral-adjunto de contas William de Almeida Brito Júnior.

 

A vaga aberta, conforme lei, estava destinada aos membros do Ministério Público de Contas. Estavam aptos a concorrer à lista tríplice, além dos três escolhidos, o procurador Getúlio Velasco Moreira Filho. Porém, antes do início da votação, ele anunciou a desistência de concorrer.

 

Nova função

 

O conselheiro aposentado Valter Albano continuará presidindo a Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), grupo que preside desde 2022, e a Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento.

 

O anúncio foi feito nesta manhã (23) pelo presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, durante a sessão que formou a lista tríplice, com os indicados para ocupar a cadeira do conselheiro aposentado. 

 

Leia mais:

 

Procurador prega TCE sem embates e foco na prevenção de erros

 

Aposentado, Albano será contratado no TCE e presidirá comissão

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia