A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que as obras no Morro do Santo Antônio (a 35km de Cuiabá) devem ser iniciadas no fim de novembro e finalizadas até o início do ano que vem.
No ano passado, a Sema iniciou a construção de uma trilha e infraestrutura para visitação. A obra foi alvo de uma ação judicial do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou que o Governo do Estado poderia causar danos ecológicos na região.
“O Governo do Estado ajustou e corrigiu o projeto, a licitação foi lançada e as obras devem ser iniciadas no final do mês de novembro para que possamos realmente reordenar e finalizar a pista de acesso”, disse à secretária ao MidiaNews.
Imagens aéreas feitas à época mostram uma “cicatriz” aberta em meio à vegetação do Morro. Segundo a secretária, a trilha é “excessiva” e deve acontecer o resgate da vegetação nas próximas semanas.
Reprodução
Obra no Morro de Santo Antônio gerou polêmica e foi alvo do Ministério Público Estadual
“Vamos fazer o plantio na área que consideramos como excessiva, que saiu do projeto. Com isso, vamos ter o ordenamento de uso do parque, da unidade de conservação, melhor entregue à sociedade no início de 2026”, afirmou.
Segundo Mauren, após a ação judicial, o Executivo fez adequações ao projeto original. Ela lembrou ainda uma inspeção realizada pelo juiz Antonio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, em julho deste ano.
Ela afirmou que uma licitação para a obra já foi lançada e ainda este mês retoma o projeto. A unidade de conservação está fechada para visitação desde o início de janeiro deste ano.
“Fizemos, ao longo desse período uma série de correções, adaptamos o projeto, fizemos inclusive uma inspeção judicial com o magistrado da Vara Especializada de Meio Ambiente”, disse.
Veja o vídeo:
Leia mais sobre o assunto:
Juiz teme "ingerência não justificada" e mantém Sema na gestão
Sema suspende visitação ao Morro de Santo Antônio por 4 meses
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|