A senadora Serys Slhessarenko (PT) admitiu, no começo desta semana, que há grandes possibilidades de ela disputar a Prefeitura de Cuiabá, em 2012. A petista deixará o Congresso no fim deste ano, depois de disputar, sem sucesso, uma vaga na Câmara Federal. Ela ficou na suplência.
Em Cuiabá, a petista conquistou 19.575 votos, sendo a quarta mais votada na Capital, na disputa por vaga de deputado federal. "Temos capacidade, temos potencial e é uma possibilidade de igual para igual", declarou, em entrevista ao MidiaNews,
Prestes a deixar o Senado, Serys teceu críticas à situação que Cuiabá vem vivenciando, ao citar a necessidade de investimentos em setores como Saneamento Básico e Saúde. "Cuiabá está carente de tudo e estou muito preocupada. Vou continuar envidando todos os esforços nesse sentido para que, realmente, a nossa Capital comece a ter o destaque que merece", afirmou, em discurso improvisado.
A petista já disputou o cargo de prefeita de Cuiabá, porém sem êxito. Sem mandato, Serys deve buscar espaço no PT para ser candidata, mas enfrentará resistência. Ela já mostra que seu discurso será pelo fortalecimento da mulher no poder e deverá utilizar as eleições da presidente Dilma Rousseff (PT) como argumentação para tentar vencer uma provável disputa interna.
"Estamos contando com essa grande vitória da primeira mulher na história do Brasil chegando à Presidência da República e isso é extremamente importante. A população brasileira e da América latina sente e perceba o potencial que nos mulheres temos de administrar e assumir o poder em todos os setores, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário", destacou.
Serys reforçou o discurso da necessidade da mulher no poder, ao ressaltar que as mulheres não querem ser mais que os homens, mas sim, querem a igualdade de direitos. "Isso significa a mulher no poder, também igualdade e condições dos companheiros homens", afirmou.