Cuiabá, Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2025
LENTIDÃO NO BRT
14.01.2025 | 10h00 Tamanho do texto A- A+

Sinfra rebate Consórcio: “Foram notificados 50 vezes sobre a obra”

Obra deveria estar em estágios finais, mas por série de fatores está atrasada; governador criticou lentidão

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Obras do BRT em Cuiabá estão atrasadas em relação ao cronograma inicial

Obras do BRT em Cuiabá estão atrasadas em relação ao cronograma inicial

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, rebateu as justificativas do Consórcio Construtor BRT Cuiabá, responsável pelas obras do Ônibus de Trânsito Rápido, para o atraso na conclusão do projeto.

 

A Sinfra não liberou a abertura de novos trechos para não prejudicar a população, em decorrência da morosidade em que o trabalho está sendo realizado

Em nota, o secretário disse que, desde o início do contrato, o Consórcio já foi notificado 50 vezes sobre assuntos relacionados às obras. O grupo chegou a alegar que o projeto proposto pelo Estado apresentava falhas.

 

Segundo Oliveira, porém, cabia ao Consórcio apresentar as soluções técnicas para os problemas, como o posicionamento de portas de estações, realização de drenagem na Avenida da Prainha e melhorias em viadutos. 

 

“A Sinfra não liberou a abertura de novos trechos para não prejudicar a população, em decorrência da morosidade em que o trabalho está sendo realizado, disse o secretário em trecho da nota.

 

“Também foi levado em consideração a análise da situação financeira do consórcio que não vem honrando com seus compromissos com fornecedores, mesmo com os pagamentos feitos pelo governo rigorosamente em dia”.

  

O secretário também afirmou que as alterações de traçado em Várzea Grande foram demandas da sociedade várzea-grandense e foram amplamente discutidas com o Consórcio, que atrasos na Avenida do CPA não pode ser justificados com trechos que nem foram iniciados e que a obtenção de licenças ambientais é uma responsabilidade atribuída ao próprio Consórcio.

 

O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, que executa as obras, é composto pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda.

 

Críticas de Mendes

 

Nesta segunda (13), em entrevista à rádio CBN Cuiabá, o governador Mauro Mendes (União) criticou a lentidão das obras e ameaçou mais uma vez romper o contrato com o consórcio. Essa não é a primeira vez que ele faz críticas públicas às empresas por conta de atrasos.

  

“Eles vão ser novamente, pela segunda vez, notificados. Se não houver uma reação muito rápida nos próximos dez dias, garanto que o bicho vai pegar para o lado deles, porque é inadmissível. O Governo paga, literalmente, em dia. Se tem empreiteira perfomando mal, é por incompetência, falta de gerenciamento”, disse.

 

Leia a nota da Sinfra na íntegra:

 

Em relação à nota enviada pelo Consórcio Construtor BRT, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) esclarece que:

 

-Contratualmente, cabe ao consórcio apresentar soluções técnicas para questões levantadas como o posicionamento de portas de estações, realização de drenagem na Avenida da Prainha e melhorias em viadutos;

 

-O modelo de contratação do BRT foi por meio do RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada). Sendo assim, todo o detalhamento da obra e dos demais projetos são de responsabilidade da empresa contratada, no caso o consórcio;

 

-A obtenção de licenças ambientais é uma responsabilidade atribuída ao Consórcio por contrato e o prazo citado decorre da morosidade do Consórcio Construtor BRT em entregar os documentos técnicos exigidos;

 

-As alterações de traçado em Várzea Grande atenderam demandas da sociedade várzea-grandense e foram amplamente discutidas com o Consórcio, sendo inclusive objeto de pedido de reequilíbrio econômico financeiro - análise que depende da apresentação de documentos complementares por parte das empresas, que comprovem esse desequilíbrio;

 

-Não cabe justificar os atrasos nas obras da Avenida do CPA, citando trechos que sequer foram iniciados, como o Centro de Controle Operacional, a ponte sobre o Rio Coxipó e os viadutos da Avenida Fernando Corrêa.

 

-Além disso, a Sinfra não liberou a abertura de novos trechos para não prejudicar a população,  em decorrência da morosidade em que o trabalho está sendo realizado. Também foi levado em consideração a análise da situação financeira do consórcio que não vem honrando com seus compromissos com fornecedores, mesmo com os pagamentos feitos pelo governo rigorosamente em dia, conforme estabelecido no contrato;

 

Por fim, a Sinfra-MT informa que desde o início do contrato notificou o Consórcio BRT 50 vezes sobre assuntos relacionados às obras. A Sinfra-MT reafirma seu compromisso com a entrega de um sistema de transporte moderno, eficiente e seguro para a população de Cuiabá e Várzea Grande, com gestão responsável e transparente dos recursos, mantendo-se sempre aberta ao diálogo para superação dos desafios.

 

Leia mais:

 

Mendes critica atraso e avisa empresas: "O bicho vai pegar"

 

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COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

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Alex r  15.01.25 06h38
Tem que ser judicialmente ! Não adianta ! Tem que usara força da lei!
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Paulo   14.01.25 18h52
Na Av da FEB já tem um monte de problemas no asfalto. Será que vai ficar assim?
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