Cuiabá, Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2025
DEFINIÇÃO; VEJA
18.08.2022 | 11h20 Tamanho do texto A- A+

Mendes e Marcia terão mais tempo de TV; Psol abre propaganda

Sorteio foi feito pelo TRE na manhã desta quinta-feira; propaganda começa no dia 26 de agosto

Montagem/MidiaNews

Mauro Mendes, Marcia Pinheiro, Pastor Ritella e Moises Franz: candidatos a eleição

Mauro Mendes, Marcia Pinheiro, Pastor Ritella e Moises Franz: candidatos a eleição

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou na manhã desta quinta-feira (18) o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV dos quatro candidatos ao Governo de Mato Grosso na eleição. Ainda definiu a ordem do programa que inícia na próxima sexta-feira (26).

 

O tempo é distribuído conforme o número de partidos da coligação. Cada sigla tem um tempo para rádio e TV, definido proporcionalmente ao número de representantes nas bancadas de deputados do partido.

 

Conforme o sorteio feito pela Justiça Eleitoral, o maior tempo de televisão ficará com governador Mauro Mendes (União), que é candidato à reeleição. Ele terá 5m29s. Mndes reuniu nove siglas em sua coligação.

 

Já a chapa encabeçada pela primeira-dama Marcia Pinheiro (PV), candidata da Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB) terá 3m34s de propaganda eleitoral.

 

Os candidatos ao Governo Moisés Franz (Psol) e Pastor Marcos Ritela terão menos de um minuto de espaço. O primeiro terá 29s, enquanto o pastor terá 27s.

 

A propaganda eleitoral gratuita tem início no dia 26 de agosto e vai até o dia 29 de setembro nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisões que operam em VHF e UHF, bem como os canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa e das câmaras municipais em Mato Grosso. 

 

Além dos blocos da propaganda, haverá ainda as inserções, que são as várias peças divulgadas ao longo do dia durante a programação.

 

Ordem de veiculação

 

As emissoras de TV e rádio deverão seguir uma sequência de veiculação, determinada pela Justiça Eleitoral. Esta também foi definida por meio de sorteio.

 

O primeiro a aparecer na TV na próxima sexta-feira será Moisés Franz. Ele será seguido do governador Mauro Mendes. Depois é a vez do Pastor Marcos Ritela. Por fim, a primeira-dama Marcia Pinheiro fecha o primeiro dia.

  

A veiculação nessa ordem ocorre no primeiro dia de veiculação, de  modo que no segundo dia o primeiro passa ser o último e a segunda coligação a primeira a ser vinculada e assim sucessivamente. 

 

Veja tempo de cada coligação na TV e no rádio:

 

Coligação “Mato Grosso Avançando, Sua Vida Melhorando”, encabeçada pelo candidato à reeleição Mauro Mendes (União Brasil) – 5m29s

 

Coligação "Para Cuidar das Pessoas", encabeçada pela candidata Marcia Pinheiro (PV) – 3m34s

 

Federação Psol e Rede, encabeçada pelo Moisés Franz (Psol) – 29s

 

O candidato pelo PTB, Pastor Marcos Ritela – 27s

 

Exibição 

 

A campanha eleitoral gratuita é exibida de segunda a sábado e tem duração de 25 minutos. No rádio, serão transmitidas das 7h às 7h25, e o segundo das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições acontecem entre às 13h e às 13h25 e das 20h às 20h25.

 

Conforme a Justiça Eleitoral, às segundas, quartas e sextas-feiras, serão exibidos, nesta ordem, propagandas dos candidatos a senador, a deputado estadual e a governador. 

 

Serão 5 minutos para os postulantes ao Senado e 10 minutos para cada um dos outros cargos.

 

Às terças e quintas-feiras e aos sábados, os candidatos às presidência da República e deputados federais terão o tempo. 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia