Cuiabá, Sábado, 19 de Julho de 2025
CPI
10.04.2017 | 15h45 Tamanho do texto A- A+

WS se afasta da Secid para defender acordo do VLT na Assembleia

Conforme apurou a reportagem, ele ficará cerca de três semanas no Legislativo estadual

Marcus Mesquita/MidiaNews

O secretário de Cidades, Wilson Santos, que retomará trabalhos na Assembleia Legislativa

O secretário de Cidades, Wilson Santos, que retomará trabalhos na Assembleia Legislativa

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, deixará o cargo, ainda nesta semana, para retomar seu mandato de deputado estadual.

 

O afastamento será temporário, inicialmente de aproximadamente vinte dias, e terá como objetivo defender o acordo, fechado entre o Governo do Estado e o Consórcio VLT, no final de março passado, para a retomada das obras do modal ao custo de R$ 922 milhões.

 

Apesar de não estar diretamente ligada ao acordo, a Assembleia poderá criar um embaraço, ou dificuldades para a sua efetivação, por causa do relatório final da CPI do VLT, que será votado nas próximas semanas.

 

A CPI pediu o indiciamento do Consórcio VLT e apontou, por exemplo, que houve superfaturamento de R$ 315 milhões nas obras feitas durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

 

A comissão também afirmou que o consórcio não cumpriu o cronograma proposto pela próprias empresas que o compõem. Além disso, disse que um aditivo de 120 dias ao VLT foi fraudado, pois não havia justificativa técnica para prorrogação.

 

Homologação

Para que o acordo firmado tenha validade, é preciso que o Ministério Público Federal e Estadual emitam um parecer favorável e, em seguida, haja a homologação da Justiça Federal.

 

O  juiz federal Ciro de Andrade Arapiraca, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, é o responsável pela análise do processo.

 

Caso tudo ocorra dentro do esperado, a previsão é de que as obras sejam retomadas em maio deste ano, com prazo de conclusão total de 24 meses.

 

No período em que Wilson estiver na Assembleia, a Secretaria de Cidades (Secid) será comandada por um dos secretários-adjuntos da pasta.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
9 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Solange Nunes  11.04.17 16h36
O governo perde um grande secretário e assembleia ganha um excelente deputado o mais atuante de Mato Grosso.
2
6
Manoel silva  11.04.17 16h35
Político igual Wilson esta em extinção onde ele vai ele.mostra serviço é sempre esta ao lado do povo.
2
7
marcelo fontes  11.04.17 15h47
a reportagem foi feliz em mostrar que ele só ficará 3 semanas no legislativo, e vai usar suas técnicas para contribuir com a sociedade que pede pela conclusão do VLT.
1
5
karen guimaraes   11.04.17 15h42
Wilson está atras de concluir algo que não pode ser deixado pra trás, temos um grande problema de mobilidade na nossa capital e com o VLT teremos um grande avanço e agregará mais valores a Cuiabá.
2
5
Luillyan   11.04.17 15h28
Wilson Santos tem uma trajetória de sucesso em sua vida pública. Na prefeitura de Cuiabá e a SECID realizou um ótimo trabalho e com certeza tem capacidade para concluir essa grande obra.
1
6