A deputada estadual Janaina Riva, presidente do diretório estadual do MDB, afirmou que o partido já bateu o martelo e irá se alinhar à direita nas eleições deste ano, apoiando a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL) à presidência.

Janaina ressaltou que o partido tem autonomia nos estados e relembrou que, em 2022, o MDB estadual caminhou apoiando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo tendo candidata ao Palácio do Planalto, com a senadora Simone Tebet na disputa.
“Na eleição passada, apesar de o MDB ter tido a candidatura da hoje ministra [do Planejamento] Simone Tebet, eu já tinha dito ao presidente que caminharia com a direita, porque, no Estado, nós tínhamos um alinhamento não só político, mas também partidário com os demais partidos, e que, para nós do MDB, seria mais confortável caminhar com o presidente Bolsonaro. Isso já foi respeitado naquela eleição”, disse se referindo que ainda não estava no comando do partido.
“Imagine agora numa eleição onde eu tenho total liberdade para decidir, nós já deliberamos com os deputados, porque eu também não posso decidir sozinha, de que o partido deve caminhar com a direita. A tendência do MDB em Mato Grosso é caminhar com Flávio Bolsonaro (PL)”, acrescentou durante fala no programa Roda de Entrevista, da TV Cultura.
Diálogo aberto
Com isso, a deputada deixa aberto os caminhos de diálogo com o PL, que tem o seu sogro, o senador Wellington Fagundes (PL) como pré-candidato ao Governo do Estado. Entretanto, uma aliança enfrenta resistências internas em quadros do PL, como o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).
Ela ressaltou que o posicionamento da sigla varia nos estados e que aqui ela possui liberdade, no comando do partido, para a definição.
“O MDB é um partido regionalizado, cada estado tem uma vinculação ideológica, uma posição política diferente um do outro. O MDB sempre foi assim, ele faz diretórios estaduais para que o presidente estadual tenha o comando e o poder decisório de com quem ele irá caminhar”, ressaltou.
O cenário, entretanto, segue indefinido já que, segundo Janaina, a prioridade da sigla é sua candidatura ao Senado, fazendo com que o partido possa até caminhar de forma avulsa, caso não encontre esse espaço em nenhuma das chapas.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|