Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
CONSIDERADO SANTO POR FIÉIS
08.06.2015 | 08h22 Tamanho do texto A- A+

Em exumação, coração de padre é encontrado intacto 7 anos após morte

Descoberta foi de postuladores de Roma, durante processo de beatificação

Reprodução / TV TEM

Coração se deteriora em dois meses; padre morreu há 7 anos

Coração se deteriora em dois meses; padre morreu há 7 anos

DO G1
A igreja São João Batista de José Bonifácio (SP) recebeu neste domingo (7) fiéis de toda a região noroeste paulista para o início oficial dos trabalhos diocesanos para o processo de beatificação e canonização do Monsenhor Ângelo Angioni.

Ele morreu há sete anos e, segundo a igreja católica, ao exumar o corpo nesta semana, postuladores de Roma perceberam que o coração estava intacto e não se deteriorou com o tempo. Peritos começam agora uma investigação para a possível beatificação dele.

Ângelo Angioni, tido como Santo pelos fiéis, nasceu na Itália em 1915. Foi ordenado padre aos 23 anos. Chegou ao Brasil em 1951 e foi direto para José Bonifácio onde atuou por quase 60 anos. Morreu em 2008 e foi enterrado na Igreja Matriz. O túmulo do Monsenhor recebe centenas de fiéis todos os anos.

Reprodução / TV TEM

Padre Ângelo Angioni


A missa foi celebrada pelo bispo Dom Tomé Ferreira da Silva. Os integrantes do Tribunal Eclesiástico que vai analisar os milagres atribuídos ao Monsenhor foram apresentados à comunidade. No fim da celebração, os restos mortais do religioso, inclusive o coração, foram apresentados aos fiéis.

Dois postuladores de Roma estão na cidade desde o dia 29 e o que mais chamou a atenção foi o coração intacto do religioso. O processo de decomposição do corpo humano começa de dentro para fora e em até dois meses, o coração se desfaz. Em dois anos, a maioria dos corpos enterrados está totalmente decomposta, restando apenas ossos, cabelos, dentes e unhas.

Para o postulador Paulo Vilotta, a preservação de qualquer parte do corpo pode ocorrer por vários motivos. “Isso é um fator natural, pode acontecer com qualquer um de nós. Mas é um estímulo para rezar, pedir graças e elevar o padre, uma figura venerada na região”, comentou Vilotta.

Para que Ângelo Angioni seja declarado beato é preciso que a igreja reconheça um milagre pela intercessão do Monsenhor e depois, para ser considerado Santo, mais um milagre precisa ser comprovado pelos peritos do Vaticano. Um processo longo que pode durar décadas, mas depende dos fiéis que vão pode ajudar contando histórias e apresentando cartas e documentos que falem sobre os possíveis milagres.

Reprodução / TV TEM

Restos mortais, inclusive o coração, foram expostos durante missa no domingo

















Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/06/em-exumacao-coracao-de-padre-e-encontrado-intacto-7-anos-apos-morte.html



Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

marga  08.06.15 12h43
Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra. Nesse sentido, qualquer pessoa pode ser santa, não necessitando que seja perfeita (o que ninguém consegue ser) e nem que milagres aconteçam pelas suas mãos. A única exigência é a santidade estar presente em sua vida. Por isso, a Bíblia declara: “pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pe 1. 15)
1
0
Ana  08.06.15 09h02
Eu sou católica (não tenho intenção de ser evangélica, apesar de não ter nada contra a religião nenhuma). Acho que o objetivo de todas elas é um só: Deus! Penso que se você tem Deus no coração e pratica o bem, isso é o que mais importa! Me sinto bem com as orações, Missa e músicas da igreja. Gosto muito dos ensinamentos do Papa, de algumas tradições da igreja Católica e do fato de não ser explorada financeiramente por ela(pois, colaboro o quanto posso). Mas, infelizmente, acho esse ato que aconteceu no interior de SP, tão primitivo. Não deveria a igreja apoiar isso. A igreja Católica é milenar, os conhecimento das pessoas antigamente, eram limitados. Era mais fácil ensinar apenas sobre o céu e inferno, o mal e o bem e colocar certas credinces na cabeça das pessoas, do que aprofundar assuntos, conceitos, conhecimentos. Hoje somos pessoas com grau de instrução mais elevados, não somos ignorantes. Graças a Deus, aos poucos isso vai sendo moldado e direcionado para o certo. Já vejo muitos católicos e Padres que pensam como eu: não tem adoração a imagens, pedimos para Deus, seguimos os ensinamentos de Cristos e temos os santos apenas como modelos de vida e exemplos de pessoas a serem seguidas e não adoradas. Como é toda uma história, como é um processo lento de mudança... ainda teremos que ter paciência, como as pessoas que não conseguiram procesar isso e caminharmos juntos, na mesma direção.
16
3