Cuiabá, Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025
'LEGADO DE ALEGRIA'
21.07.2025 | 07h46 Tamanho do texto A- A+

Governo do Rio decreta luto oficial após morte de Preta Gil

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado

Reprodução/Instagram

Preta Gil

Preta Gil

CRISTINA CAMARGO
DA FOLHAPRESS

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte da cantora Preta Gil, neste domingo (20), aos 50 anos.

 

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado.

 

"Símbolo de representatividade na cultura brasileira, a voz da artista ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria", diz nota oficial divulgada pelo governo.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Em publicação nas redes sociais, Castro disse que o país perdeu uma das mulheres mais marcantes da música e da cultura.

 

"Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. Enfrentou com bravura a luta contra o câncer, compartilhando sua jornada com o país e inspirando milhares de pessoas com sua coragem e fé", escreveu.

 

O governador prestou solidariedade ao cantor Gilberto Gil, pai de Preta, à família, amigos e fãs.

 

A artista, que morreu em Nova York, havia sido diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023 e tratava a doença desde então. Ela estava nos Estados Unidos para um tratamento experimental, após esgotar as possibilidades no Brasil.

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse que poucas vezes conheceu uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades onde chegasse.

 

"Que tristeza ver uma pessoa assim nos deixar! Quero manifestar meu mais profundo pesar pela passagem da @pretagil. Que Deus possa confortar o coração dos fãs, da enorme legião de amigos dela, dos familiares e especialmente desse grande cara, meu amigo @gilbertogil. Toda força do mundo pra vocês!", disse.

 

O presidente Lula (PT) também lamentou a morte de Preta e contou que ligou para Gilberto e Flora Gil logo após receber a notícia.

 

"Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia –seja como artista, seja como empresária–, Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento", escreveu o presidente em suas redes sociais.

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse que Preta foi uma artista que iluminou a vida da população, quebrou padrões e que lutou contra o preconceito.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia