Cuiabá, Domingo, 27 de Julho de 2025
SAIBA MAIS
26.07.2025 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Procon-RJ notifica Google por não bloquear anúncios de TVs Box

Caixas com produtos que pirateiam sinal de TVs por assinatura são liberados por big tech, diz órgão

Divulgação

Google é notificado pelo Procon do Rio de Janeiro

Google é notificado pelo Procon do Rio de Janeiro

GABRIEL VAQUER
DA FOLHAPRESS

O Procon do Rio de Janeiro notificou o Google pela primeira vez. O órgão acusa a big tech de não bloquear anúncios das chamadas TV Box piratas, que usam ilegalmente o sinal de canais de TV por assinatura.

 

O caso ocorreu na última sexta-feira (25). A denúncia foi encaminhada pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), que conta com as principais operadoras e produtoras de conteúdo do mercado.

 

A denúncia aponta que o Google vem permitindo a veiculação recorrente de anúncios de produtos considerados ilegais, mesmo após sucessivos alertas e relatórios enviados pela entidade.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Segundo a ABTA, os dispositivos comercializados de forma indiscriminada violam normas técnicas e representam riscos à segurança dos consumidores, além de não repassarem valores para os produtores de conteúdo.

 

O Procon do Rio de Janeiro também identificou que o Google Shopping, aba onde são vendidos produtos domésticos na big tech, atua promovendo e viabilizando a venda desses produtos.

 

Segundo a ABTA, existe inclusive o uso de anúncios patrocinados, o que configura prática abusiva e infração contra o Código de Defesa do Consumidor (CDC), passível de sanção administrativa.

 

Procurada pela coluna, o Google não respondeu aos contatos feitos por e-mail desde a última sexta-feira (26).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia