Quero um filho gay
Ser humano não é mais que qualquer outro bicho na face da Terra
“A dor/ te iguala a ratos e baratos”. Estes versos do poema “A Alegria”, do poeta maranhense Ferreira Gullar, sempre me instigaram. Reforça-me a percepção que tenho de que somos animais tão quão abjetos que insetos e o mais desprezível dos roedores.
O ser humano não é mais que qualquer outro bicho na face da Terra. Exceto pela idéia que ele criou de que o demiurgo nos fez a sua semelhança. Ainda que tenha copiado a estrutura genética básica dos mamíferos e nos dotado de instituto selvagem, como dos lobos, leões, baleias, macacos e ratos.
A idéia, porém, ganhou força. Como resumiu bem Marx: “As idéias ganham força material quando penetram no seio das massas”. Não sei bem onde ela perpetuou. Esta é uma situação para mim muito misteriosa. Como tal idéia conseguiu prevalecer num mundo totalmente contrário? Sei que há explicações sociológicas, antropológicas, políticas e econômicas para isto. Sobretudo políticas. Não me dei ao trabalho de aprofundar no tema. Mas não o perco de vista.
Pois bem. A diferença de nós para outros animais é justamente a idéia que criamos de que somos superiores, porque fomos feitos à semelhança de Deus. Somos eternos, porque não morreremos simplesmente e, sim, vamos para o paraíso e ficaremos sentados ao lado do Senhor.
E aí eu fico me interrogando: como que seres tão privilegiados assim, cujos espíritos vão subir aos céus, tenham seus corpos com destinos iguais aos dos outros seres vivos? Sim, porque não sei se você já viu e sentiu, caro leitor: o cadáver de um humano se decompõe e fede tanto ou mais que de qualquer outro animal.
No início da minha carreira de jornalista, fiz muitas matérias policiais. Aliás, todo foca (jornalista iniciante) começa, invariavelmente, fazendo cobertura policial, que, para mim, é uma escola no jornalismo. Nas minhas andanças atrás da polícia descobrindo corpos desovados, pude perceber, pelo meu olfato (quem é bastante apurado), que o fedor de um corpo humano em alto estágio de decomposição só não é maior do que a fedentina de uma galinha apodrecendo.
Então, neste plano material, pelo menos, não considero que somos melhores que outros seres vivos. Me conformo com meu destino natural de voltar ao chão (seja sepultado ou cremado) e me transformar de novo em átomos.
Felizmente (ou infelizmente – não sei ao certo), a esmagadora maioria das pessoas não pensa como eu. O ser humano em geral, e em qualquer circunstância, se vê para além de tudo isto, tendo ou não religião.
Ocorre, no entanto, que há seres humanos que se imaginam mais seres humanos que os outros. E alguns mais ainda porque se consideram representantes, porta-vozes de Deus, aqui na Terra. Como se uma luz divina chegasse, numa “revelação”, e o apontasse: “você fale por Mim, propague Minhas palavras e arrebanhe fiéis, e, em Meu Nome, salve o mundo, cure as almas”.
Mas todos nós sabemos que não é bem assim. Sabemos que, em uma parte dos casos, o “representante” se torna “representante” porque ele, por uma circunstância e outra, se desentendeu com outro “representante”, o que se considera “representante mor” e se intitula “bispo”, “apóstolo” etc.. E como não cabe numa mesma cercania dois “representantes” de tal nível, o “representante” menor vai criar a sua própria denominação para ser nela o mor.
Algumas pessoas acham isto ótimo, porque, me dizem amigos evangélicos, “haverá mais gente pregando a palavra do Senhor”. Eu penso diferente. Entendo que os fins não justificam os meios. Ou seja, não creio que em nome da quantidade, pouco importa a qualidade do pregador e da pregação. Penso que isto é grave.
Eu respeito todas as igrejas evangélicas tradicionais e avalio como positiva a ação de muitas igrejas neopentecostais. Considero o trabalho de todas elas muito sério, honesto, importante para as
pessoas, individualmente, e para o conjunto da sociedade. Por isto, me incomoda o fato de membros dessas igrejas sérias comprarem a briga dos picaretas, dos charlatães. Tudo em nome de um corporativismo que não se justifica.
É preciso separar o joio do trigo. É preciso compreender o que vem por detrás de posicionamentos atrasados, em nome de uma conduta religiosa duvidosa. Digo isto porque, ao publicar meu artigo anterior ("Sou bi ou não sou bi, eis a questão"), muitos amigos e conhecidos evangélicos se sentiram ofendidos com minhas palavras.
Fui chamado de intolerante por criticas os fundamentalistas evangélicos e chamá-los de malucos. Pois mantenho a minha crítica. O fundamentalismo, seja ele religioso ou político, é muito maléfico para
a sociedade. A história da Humanidade mostrou e mostra isto. No âmbito da religião, estão aí as guerras que destoem, inclusive, povos irmãos. No âmbito da política, vou citar apenas a da ideologia da qual sou adepto, o socialismo.
Fundamentalistas marxistas, por exemplo, que levaram ao pé da letra ou interpretaram erroneamente a doutrina de Karl Marx, cometeram as piores atrocidades contra seus semelhantes, irmãos, camaradas. Tudo em nome do bem-estar do povo, da criação de uma nova sociedade.
Nos meios políticos de esquerda sempre se combateu o que chamamos de “espírito de seita”, comportamento que causa estreiteza política e leva ao sectarismo. E com ele acompanha as atrocidades, algumas delas desembocando em danos individuais e coletivos. Quer queiram ou não, tal comportamento é comum em alguns círculos religiosos, seja de que vertente for: católica, islâmica, evangélica e de matriz africana.
Ao darem uma interpretação exclusiva à Bíblia, os fundamentalistas estreitam a margem de interpretação da palavra de Deus e não admitem que possa haver outras interpretações. E caem, irremediavelmente, em contradições atrozes.
Vou dar alguns exemplos: assim como a Bíblia diz que Deus criou o homem para viver e procriar com a mulher, e por este entendimento, a relação homossexual contrariaria a palavra divina, ela também mostra e admite também outras situações. Dependendo de que as praticaram, a favor de quem ou contra quem as praticaram.
Vamos a elas: a poligamia, a escravidão, a matança (tudo em nome de Deus), a subjugação da mulher, o infanticídio, o fratricídio, os embustes de todas as formas, a traição, a rapinagem... A lista é
longa.
Então, vamos admitir que tudo que se admitiu na Bíblia possa continuar sendo admitido agora.
Mas esta não é, para mim, a questão central. Eu vejo na Bíblia a palavra de Deus e as interpreto de acordo com minhas convicções éticas e morais e não de minhas conveniências. Penso que os fundamentalistas a interpretam dentro de suas conveniências, mesmo que elas os levem a contradições irremediáveis.
Se você chegou até aqui na leitura deste texto deve estar se perguntando: o que tem tudo escrito acima a ver com o título deste artigo?
Eu respondo: aparentemente nada. Só quis fazer uma referência a uma das reações raivosas ao meu texto anterior, quando algumas pessoas praguejaram que, se eu tivesse um filho gay, “ia saber o que é bom para tosse”.
Pois então, meus prezados e minhas prezadas, quem me conhece sempre soube que desejei um filho gay. Tenho quatro filhos. São duas moças e dois rapazes. Até hoje, infelizmente, nenhum deles se orientou para a homossexualidade. Por lamentar isto, resolvi adotar um filho gay, o Valdomiro Arruda. A-do-ro quanto ele me chama de papi. Beijos, meu filho do coração e da admiração!
JOÃO NEGRÃO é jornalista em Brasília.
Comentários (24)
A maior praga da humanidade sem dúvida é o fundamentalismo religioso. A história prova isso. Infelizmente, em pleno século 21, aqui no Brasil, vivenciamos um retrocesso social, com o aumento dessa praga. Eu pensei que as pessoas buscassem uma religião para tentar aprimorarem-se como seres humanos. Mas o que estamos presenciando, atualmente, é exatamente o contrário. Pessoas, que se dizem religiosas, descendo ao nivel mais baixo do comportamento humano e incitando o ódio contra pessoas que não compactuam de suas convicções, como homossexuais e ateus. Mas, felizmente, muitos de nossa sociedade, até mesmos os religiosos (os verdadeiramente cristãos, claro), estão percebendo o quão maléfica está sendo essa ingerência fundamentalista no Pais. E a mídia vem se firmando como grande aliada daqueles que lutam por um Pais Laico, que consagra o respeito à dignidade humana, e não faz distinção entre os seus cidadãos. Quem quiser seguir os preceitos da Biblia que o faça, é um direito. Mas não venha querer enfiar as interpretações, que dela extrai, goela abaixo das outras pessoas. Guarde-as para si. Ate pq o único documento que deve orientar o curso de um Pais justo é a Constituição Federal.
enviada por: Rose Data: 03/03/2012 09:09:33
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 Não desperdisse a sua vida João, Jesus te ama! E que Deus te abençoe.
enviada por: Rodrigo I.P.B Peniel Data: 02/03/2012 15:03:35
Belo artigo João, aliás como todos os temas por você abordado, sempre provocando o debate. De um lado o sectarismo religioso de outro as mentes abertas capazes de entender e amar o próximo sem dele nada esperar. Diferentemente dos religiosos, amam com a esperança de ter o paraíso com recompensa.
enviada por: Carlos Veggi Data: 02/03/2012 14:02:27
JOão,seja qual for sua opinião,só tenho a dizer algo,JESUS te ama. abraços,fica com deus.
enviada por: ueberson Data: 02/03/2012 14:02:23
Parabéns pelo artigo, sou jornalista e fui muito criticado ao publicar \" GAY ADOTE ESSA IDÉIA \" em meu blog megafoneaia.
enviada por: Ondino Lima Neto Data: 02/03/2012 14:02:08
Papi adorei seu artigo ..... Estamos sentindo sua falta ..... Seu filho adotivo te espera ......
enviada por: valdomiro arruda Data: 02/03/2012 13:01:44
João Negrão, seus textos são ótimos. Agora, eu acho que o título tem tudo a ver com o conteúdo. No fundo, os héteros sexuais ( em especial os homofóbicos , que diga-se de passagem tenho minhas dúvidas se são héteros) se julgam melhor do que o individuo que é gay/bissexual.E não é por acaso que xingar alguém de gay, boiola e outros assemelhados a depender do contexto é sinal de inferioridade, de algo baixo. Abraço
enviada por: Elton Data: 02/03/2012 12:12:13
João Negrão, sou teu fã! Estamos precisando de mais jornalistas corajosos como você por aqui. Cuiabá perde muito com sua ausência. José Paulo Traven Abraço
enviada por: José Paulo Traven Data: 02/03/2012 11:11:47
Não é misturando alhos com bugalhos que daremos razão ao que pensamos e acreditamos ser correto. - A bíblia é sagrada porque não mente, não esconde acontecimentos. O relato na Bíblia de fatos acima mencionado, pra quém não está mal intencionado ou, falta capacidade mínima pra entender o que lê, não cria conflito com a parte da Bíblia que pede, ensina como deve ser o comportamento dos seres humanos nos dias de hoje, ou seja: homem, mulher, respeitar o próximo, marido de uma só mulher, mulher de um só homem, etc. etc. etc.
enviada por: MARCOS JORGE Data: 02/03/2012 11:11:26
li este artigo e fico pensando...pais em vez de procurarem em passar as boas açoes para seus filhos, como respeito ao proximo, honradez, noçoes de civilidade, fica preoculpado se o filho vai ser homo ou hetero, tenho dó de uma criança criada assim, pois a sociedade é muito seletiva e gays, negros e pobres sempre são marginalizados, não gostaria de ter filhos homo, pois sei que sofreriam muitas discriminação.Sempre eduquei meus filhos mostrando bons exemplos, agora se se tornassem gays ou lésbicas seriam opções deles não obrigação para comigo.
enviada por: maria aparecida Data: 02/03/2012 11:11:08
Pedeir pra ver seu filho de braços dados com outro homem é uma imbecilidade sem tamanho. Foi feito homem e mulher e não homossexuais.
enviada por: Hélio Figueiredo Data: 02/03/2012 11:11:05
Nossa, é impressionante como as pessoas só demonstram, cada vez mais, que apesar do propalado raciocínio lógico que, teoricamente, o ser humano tem, as pessoas são cada vez menos capazes de evoluir mentalmente... cada comentário que nem os pré-históricos fariam... parabéns, João! Aqueles que fazem esses comentários deprimentes aos seus artigos demonstram o quão comprometidas estão suas faculdades mentais.
enviada por: Luana Soutos Data: 02/03/2012 10:10:42
Vc me parece uma pessoa bastante inteligente, e de mente aberta... mais totalmente perdida e desfocada no contexto geral... não tem nada a ver com aceitação, com amor.. de se ter ou não um filho gay... e sim da natureza humana.. da criação, do encaixe... somos homes e mulheres corpos, feitos um para o outro... e a relação homossexual fere essa natureza... e é muito triste, vc dizer que gostaria que um de seus filhos fosse gay... ou nos comparar a qualquer outro animal.. a não ser pela nossa carne... e que infelizmente, essa é grande diferença... somos muito mais que isso... acho que sua inteligencia está totalmente desalinhada... e espero que vc se encontr.. e perceba qta blasfemia... e falta de conhecimento do Senhor.
enviada por: Kadia Data: 02/03/2012 10:10:32
boa negrao, contina escrevondo sempre aki no midianews
enviada por: Carla Joana Mendes Data: 02/03/2012 10:10:26
Senhor Jornalista, pobre mortal, somente respeite as ideologias diferentes da sua. Seus textos mostram o quanto é carente e perdido na muutidão. Busque preencher o vazio que há em vc de outra maneira, não criticando e desrespeitando a categoria evangélica. Um conselho : busque a Deus, ele te orientará.
enviada por: Simone Data: 02/03/2012 10:10:09
Parabens pelo \"bom gosto\"Deus não ama o pecado mas ama o pecador,não sou nenhum puritano e nem caróla agora voce aceitar o filho como ele é tudo bem, mas pedir que ele seja há uma distancia muito grande
enviada por: ELIFAS JOSE RIBEIRO Data: 02/03/2012 10:10:02
Caro jornalista. não só o titulo é agressivo, como também seu texto aborda o forma biblica das relações humanas, assim como a comparação com insetos e animais.Na verdade vc quiz filosofar sem saber, se perdeu nas colocações e acabou por naufragar naquilo que deseja de fato. A construção da ideia deve ser feita com calma, sem a flamula da paixão, para não cair no ridiculo.O Homem foi dotado de inteligencia, de forma que a evolução do mundo seja na ciencia, filosofia, religião, pode proporcionar uma gama de variaveis nas suas áreas, podendo oferecer a humanidade varios entendimentos, de forma que o livre arbitrio impere sobre cada ser humano. Esta faculdade é não é encontrada nos animais e insetos, portando uma distancia enorme. Quanto ao odor de um ser humano em decomposição, saibda que ele nao precisa morrer para feder, suas fezes fedem tanto quanto a de qualquer outro ser, pois este excremento é justamente aquilo que nao nos serviu ao organismo. Sugestão: analise a visão sob outros aspectos religiosos e filosoficos, até antropologico, para nao ser tão infeliz nas suas malfadadas linhas, cuja flacidez argumentativa é latente. Faça materias de cunho construtico, os jovens estão a merce da suas ignorancias, precisam de orientação dos pais que só pensam em bens materiais. Ajude a sociedade com textos mais construtivos, não se apegue as opiniões dos outros, pois assim vc demonstrará que o que importa é o que os outros pensam, quando na verdade o que importa é o que repousa na sua consciencia.
enviada por: João Novais Data: 02/03/2012 09:09:39
Aos cidadãos gays cabe a escolha de seus próprios rumos. Liberdade tem de ser muito mais do que só uma palavra da Constiuição. Os incomodados (sabe-se lá porque), devem aceitar a realidade das relações homoafetivas, não por serem minorias, mas por serem seres humanos como todos os que não são gays. O que nos distigue não é a sexualidade, mas sim as idéias. dê um corte na pela de um gay, de um negro, de um mendigo, de uma mulher, de um patrão branco, de um patrão negro, do Presidente negro e da chefe de Estado branca e veremos Como já disse Fiódor Dostoiévski, e veremos que o sangue corre da mesma cor, com as mesmas dores a todos eles. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.
enviada por: Marcio Data: 02/03/2012 09:09:33
Ao leitor Jota Gomes: disse tudo. Assino embaixo e reconheço firma no cartório em três vias.
enviada por: Walter Cruz Data: 02/03/2012 09:09:17
E a racionalidade/inteligencia do ser humano quer dizer o que para o caro jornalista? Tem outras coisas: a espiritualidade, os sentimentos (bons), etc. Sem os \"contrários\" não seria possível ser livre para as escolhas!
enviada por: Maria Aparecida Data: 02/03/2012 08:08:21
Parabéns Joao Negrao pelo artigo!Conheço voce a mais de 2 décadas sei o quanto voce esta sendo sincero e verdadeiro, é esse tipo de artigo que soma algo em nossas vidas. A hipocrisia de nossa sociedade que permite a degradaçao do ser humano através da discriminaçao é uma merda. Não importa a opção sexual o mundo é colorido!
enviada por: Antonio Carlos Nogueira Data: 02/03/2012 08:08:15
Ótimo texto que é um tapa na cara desse pessoal religioso fervoroso que se acha representante de Deus na Terra. Falou tudo que eu sempre quis dizer sobre o assunto.
enviada por: Mozard Herbert da Costa Data: 01/03/2012 23:11:45
Grande Negrão, é necessário reconhecer que há mais contradição em se dar por \"natural\" o homossexualismo do que em buscar, via ciência, a \"cura\" para este quadro bio-psiquico cultural (conforme define o professor doutor Paulo Dalgalarrondo em \"Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais\", 2000, Porto Alegre-RS). Não se deve, no entanto, a bem da razão objetiva, impor restrições legais ou informais seja a quem queira viver relações homoafetivas, seja a quem, sentindo este tipo de impulso intimo, não o queira adotar como modo de vida. Estatisticamente, os homossexuais são minoria, verdadeiras exceções em todo ajuntamento humano, em qualquer latitude do planeta. Sendo o que são, cidadãos com impulsos sexuais divergentes daqueles que impulsionam a maioria da humanidade, a eles devem ser permitido buscar meios plenos de se adequarem à regra geral tanto quanto se deve aceitar respeitosamente aos que optam por viver de acordo com suas pulsões homoafetivas. Mas, apenas isso. Pois, qualquer tratamento diferenciado concedido aos homossexuais, seja no campo da legislação, seja no campo do chamado contrato social que regula as relações sociais tanto nos ajuntamentos ditos civilizados quanto naqueles considerados primitivos como as populações autóctones das selvas, é o mesmo que conceder-lhes um distintivo de cidadãos especiais, de seres humanos mais humanos que os outros não homossexuais.
enviada por: Jota Gomes Data: 01/03/2012 23:11:27
O jornalista que assina este texto é muito bom. Não há dúvida quanto a isto. Mas é importante saber que o Cristianismo bíblico é hoje a religião mais perseguida porque se posiciona na contramão das tendências. O ativismo de plantão e alguns intelectuais marxistas não são muito dados a quem discorda. Nessa ótica, discordar da ideologia gay seria inadmissível.
enviada por: Jossy Soares Data: 01/03/2012 22:10:25