Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
JOEL MESQUITA
18.07.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Violência de gênero

A principal causa de morte de mulheres no Mato Grosso

A violência contra a mulher é um problema crônico que afeta a sociedade brasileira há séculos. A recente sanção da Lei nº 14.994/2024, que tornou o feminicídio um crime autônomo, é um passo importante na luta contra essa violência.

 

Mas o que é feminicídio? É a morte de uma mulher pelo simples fato de ser mulher. É um crime hediondo que reflete a misoginia e o patriarcado que ainda permeiam nossa sociedade. A Lei Maria da Penha (11.340/2006) e a Lei do Feminicídio (13.104/2015) foram importante marcos na luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

A misoginia e o patriarcado são dois conceitos interligados, mas distintos, que contribuem para a perpetuação da violência e da discriminação contra as mulheres. A misoginia refere-se ao ódio, desprezo ou preconceito contra as mulheres, manifestando-se em atitudes e comportamentos que as desvalorizam e as inferiorizam.

 

Já o patriarcado é um sistema social e cultural que estabelece a autoridade e o poder masculino sobre as mulheres, perpetuando uma estrutura de dominação e subordinação. Enquanto a misoginia é uma atitude ou comportamento específico, o patriarcado é um sistema mais amplo que estrutura as relações sociais e institucionais, contribuindo para a perpetuação da violência e da discriminação contra as mulheres. Em outras palavras, a misoginia é um sintoma do patriarcado, que é a estrutura subjacente que a alimenta e a perpetua.

 

Apesar dos avanços legislativos no Brasil, a violência contra a mulher persiste em diversas formas e contextos. É um problema que afeta mulheres de todas as classes sociais, raças e etnias. A violência de gênero é uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil e no mundo. É fundamental que a sociedade civil, o Estado e os movimentos sociais trabalhem juntos para combater a violência contra a mulher. Isso inclui a implementação de políticas públicas eficazes, a capacitação de profissionais que trabalham com vítimas de violência e a conscientização da população sobre a importância da igualdade de gênero.

 

O feminicídio é uma grave violação aos direitos humanos que afeta mulheres em todo o mundo. Para combatê-lo, é necessário implementar ações firmes no âmbito da justiça criminal e políticas públicas governamentais que promovam a dignidade das vítimas e uma cultura de paz e prosperidade. A violência contra a mulher está diretamente relacionada à cultura do machismo, misoginia e patriarcado, que perpetua desigualdades de oportunidades e renda.

 

Historicamente, as mulheres foram submetidas a violências de gênero, sendo vistas como inferiores ou propriedade dos homens. Essa visão marginalizada fomenta para comportamentos masculinos agressivos e violentos contra mulheres. É preciso analisar e compreender esses fenômenos a partir de teorias sociológicas para superá-los.

 

Apesar dos avanços legislativos no Brasil, é preciso avançar na agenda de promoção da dignidade da mulher e garantia de seus direitos fundamentais – a começar pela garantia do direito de existir com dignidade. A ciência, através de estudos sociológicos pode contribuir para a construção de caminhos e alternativas para superar essa problemática social.

 

Joel Mesquita é sociólogo, bacharel em Direito e mestrando na UFMT. 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
18.07.25 05h30 » Violência de gênero
18.07.25 05h30 » Qual é seu PoV?
18.07.25 05h30 » Tribos Digitais
17.07.25 05h30 » O jogo do perde-perde
17.07.25 05h30 » Pantanal e grandes incêndios
16.07.25 05h30 » Trump x Lula