Cuiabá, Sábado, 11 de Outubro de 2025
CAOS URBANO
03.05.2011 | 06h58 Tamanho do texto A- A+

Após denúncia, Sanecap limpa bueiros no Grande Terceiro

Moradores relataram ao MidiaNews situação de abandono no bairro há duas semanas

MidiaNews

A rua Rio Mutum, no bairro Grande Terceiro, teve os bueiros desentupidos após denúncia do MidiaNews

A rua Rio Mutum, no bairro Grande Terceiro, teve os bueiros desentupidos após denúncia do MidiaNews

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

Os moradores do bairro Grande Terceiro tiveram as reclamações ouvidas pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). O MidiaNews denunciou há duas semanas a situação caótica do esgoto que estava correndo a céu aberto nas ruas do bairro.

Uma equipe de plantão da Sanecap esteve no bairro durante o feriado prolongado da semana santa e desentupiu três dos bueiros, que estavam transbordando esgoto pelas vias públicas.

As sarjetas estavam em estado lastimável, com água parada e focos do mosquito da dengue. As ruas Rio Mutum, Rio Parecis e Rio Culuene são as mais prejudicadas.

Moradores locais informaram que funcionários da Companhia fizeram a manutenção dos três bueiros que estavam em pior estado. O cruzamento da rua Rio Mutum com a Rio Parecis, continua com vazamento de esgoto. A equipe informou aos moradores que dará assistência no outro bueiro ainda nesta semana.

A dona de casa, Cesária Camargo, moradora do Grande Terceiro há mais de 30 anos, disse ao MidiaNews que o esgoto na rua além de prejudicar a saúde dos moradores gera gastos de manutenção e aborrecimentos com o encanamento das casas.

"Além do fedor, o esgoto volta nas pias, banheiros, que ficam constantemente entupidos. Ratos, baratas e até lacraias vêm pra dentro de casa por causa do esgoto nas ruas", resumiu a dona-de-casa.

Segundo dados da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Cuiabá produz por mês 2,8 milhões de metros cúbicos de esgoto. Destes, 981,3 mil m³ são coletados e outros 658,8 mil m³ são tratados.

A presença de esgoto a céu aberto ou com vazamentos é a degradação ambiental mais freqüente no Brasil e, infelizmente, Cuiabá não está fora desta estatística.

Na capital, metade do esgoto produzido deságua nos quatro principais córregos da cidade - Barbado, Gambá, Prainha e Mané Pinto - todos os dias, configurando um verdadeiro crime ambiental. Os dejetos lançados constantemente nas sarjetas tornam-se a causa de doenças que levam crianças à morte.


Sem esgoto na rua, após desestupimento do bueiro;




A rua Rio Parecis continua esperando os serviços da Sanecap.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ACUCENA  03.05.11 16h28
Espero que voltem para limpar o restante pq esta intransitavel passar pela rua teles pires com a rio jangada!
0
0
aparecida imada  03.05.11 15h32
Gostaria que este site prestigiado fizesse tbm uma denúncia do Bairro Boa Esperança, pois na rua 46 cruzamento com a rua 07 há um bueiro entupido e há aproximadamente 03 meses que a Sanecap não resolve o problema,já foram abertos várias ordens de serviço mas a Sanecap não aparece. Outro problema no bairro é a falta de segurança,temos que ter mais efetivo da Policia Militar e da Civil pois há uma média de 01 assalto por dia no bairro,caso lastimável. Desde já agradecendo.
0
0
JEOVALDO MAGALHAES  03.05.11 14h59
Aqui no meu Bairro Novo Colorado não e diferente proximo a Creche Novo Colorado, esta a muito tempo um esgoto a ceu aberto, ja fiz inumeras reclamações, mas nada, da Sanecap vir arrumar, já virou cratera,cheio de agua podre e um burraco enorme. Esse e o nosso Prefeito que ama Cuiabá, fora as ruas que esta um trieiro só, solicito uma reportagem. E só marcar atraves do meu e-mail.
0
0
Valmir   03.05.11 10h14
Gostaria, de fazer uma observação a esta materia qu não é so no Grande Terceiro, que isso tem acontecido, moro no CPA II e la esta uma lastima, todos os bueiro tanto os de esgoto mais principalmente os de aguas fluviais, sou morador da avenida Brsil, e moro enfrete a um bueiro entupido, fico orando quando chuve pois minha casa fica ilhada, ja procurei a regional e Secretaria de Infra-estrutura, mais a incopetencia reina ali de forma generalizada. passei todo esse periodo de chuva ilhado sou comerciante desta avenida e fico sem poder atender meus cliente, agora o IPTU, AVALRA, ISS E OUTROS TAXAS QUE SÃO COBRADAS essa não falha. ATT. Valmir
0
0
Lia Leide Costa  03.05.11 09h06
Bom dia Midia News, eu moro no Bairro Dom Aquino ha quarenta anos,tem 1 mês que eu venho ligando para a SANECAP, para fazer reparo em um cano de agua estourado na minha Rua até a presente data não vieram fazer o reparo, eu disse para a atendente que estou envergonhada de ficar ligando agora nesse momento esta vazando com agua com tanta força, desde ja agradeço a atenção...
0
0