Após ser campeão pan-americano de Wrestling sub-17, o mato-grossense Raphael Rodrigues Duarte vai disputar o Campeonato Mundial da categoria, que ocorrerá entre este domingo (27.7) e a próxima quarta-feira (30.7), na Grécia. Bolsista da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no projeto Olimpus MT, Raphael é um dos mais promissores atletas de wrestling no país.
O título de campeão pan-americano de Wrestling sub-17 veio em uma campanha invicta de Raphael. Competindo na categoria até 110kg do estilo greco-romano, o atleta de Mato Grosso conquistou o ouro na competição, que foi realizada em junho deste ano, em Niterói (RJ).
“O Pan-Americano foi um campeonato em que eu me concentrei muito, treinei muito, me preparei tanto psicologicamente quanto fisicamente para dar o meu 100%. Foi um campeonato muito bom, ainda mais dentro de casa, no Brasil, onde eu pude aproveitar as oportunidades, fiz quatro lutas e consegui vencer as quatro”, comemora o atleta.
No Campeonato Mundial Sub-17 de Wrestling, Raphael foi convocado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) para representar o país junto com mais três atletas do estilo Greco-Romano e mais duas do Wrestling Feminino.
Para Raphael Duarte, competir no Mundial é um sonho que sempre almejou e que vai em busca da medalha de ouro.
“A gente sabe do desafio que é competir no Mundial, é ali que você encontra os melhores do mundo na sua modalidade, não vai ser fácil. Mas a gente vem se preparando para isso. Vou dar melhor de mim, luta após luta. E a luta é sempre até o final”.
Antes do maior compromisso da categoria Sub-17, o mato-grossense foi selecionado para um circuito internacional de treinamento, realizado de 13 a 26 de julho, na Sérvia e na Hungria. O objetivo do circuito é intensificar a preparação dos atletas que se destacaram ao longo da temporada.
A delegação brasileira no mundial de Wrestling conta ainda com outra representante de Mato Grosso e do projeto Olimpus MT, a treinadora Luzia Fernandes.
Responsável pela formação esportiva de Raphael Duarte e de outros atletas, ela integra a comissão técnica do Brasil na competição mundial.
Mais sobre Raphael Duarte
Aos 16 anos, Raphael Duarte, também conhecido como Marruá, é atendido com Bolsa Atleta Internacional no programa OlimpusMT da Secel.
Entre suas conquistas mais recentes estão os títulos de campeão no Sul-americano de Wrestling e de vice-campeão do Pan-Americano de Wrestling sub-17, ambos em 2024, e o título de campeão mundial escolar, em 2023. Atualmente, o atleta faz parte da seleção permanente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).
“O Projeto Olimpus tem me ajudado de uma maneira excepcional. Agradeço muito esse apoio, do meu clube, da Secel e do Governo de Mato Grosso, todos são muito importantes na minha trajetória e nas conquistas que estão por vir”, enfatiza o atleta.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|