Cuiabá, Domingo, 27 de Julho de 2025
RESUMO DA SEMANA
27.07.2025 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

Homicídio na UFMT, magreza de lobista e morte de técnico são destaques

Também foram muito acessadas o corte da verba federal à Saúde Municipal e o acidente que matou 4 da mesma família

Reprodução

Solange Sobrinho, o lobista Andreson Golçalves e técnico de enfermagem Hélcio dos Santos

Solange Sobrinho, o lobista Andreson Golçalves e técnico de enfermagem Hélcio dos Santos

ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

O homicídio de Solange Aparecida Sobrinho, de 52 anos, ocorrido nas dependências da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), chocou Cuiabá. Na manhã de quinta-feira (24), o corpo de Solange foi encontrado em uma construção abandonada da instituição, uma área frequentada por usuários de entorpecentes. 

 

Conforme a Polícia Civil, ela foi asfixiada por esganadura e foi deixada despida no local. Ainda segundo a investigação, Solange não tem histórico de uso de drogas. Ela frequentava os câmpus da UFMT e da Univag (Centro Universitário de Várzea Grande), e foi vista saindo de casa, pela última vez, às 12h55 de quarta-feira (23). Até o momento, ninguém foi preso pelo crime.

 

Outro caso chocante foi uma foto divulgada pelo site Metrópoles no último dia 18 mostrou o estado debilitado do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que estava preso preventivamente há oito meses por suspeita de operar um esquema que venda de sentenças no TJMT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

 

Ele foi colocado em prisão domiciliar por decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), no dia 17. A medida teve como base um laudo médico que apontou risco de morte em razão do quadro clínico grave apresentado por Andreson, que chegou a ficar em estado esquelético. Fotos dele viralizaram na internet.

 

Também foi muito repercutida a notícia do técnico de enfermagem Hélcio José dos Santos, que foi encontrado sem vida na última segunda-feira (21), dentro de um banheiro do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. O medicamento e a causa exata da morte ainda não foram divulgados, mas a suspeita é que ele tenha tido intoxicação fatal por uso de substâncias.

 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, revelou que câmeras de segurança flagraram o Hélcio pegando medicamentos e seringas horas antes. Quando foi encontrado, ao lado de seu corpo estava o medicamento e seringas jogados no chão.

 

Além dessas, ainda foram muito acessadas as notícias sobre um acidente que matou mãe, filhos e o namorado dela, a decisão de colocar tornozeleira no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), novos detalhes sobre o massacre de uma família no Rio de Janeiro, que teve envolvimento de uma menina de Mato Grosso, e o corte de verba federal à Saúde Municipal.

 

Veja os destaques

 

Morte na UFMT

 

A DHPP (Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa) de Cuiabá investiga o assassinato de uma mulher identificada como Solange Aparecida Sobrinho, de 52 anos, ocorrida nas dependências da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). O corpo, que foi encontrado na manhã de quinta-feira (24), estava com sinais de esganadura e parcialmente despido.

 

Até o momento, a investigação revelou que ela não fazia parte da comunidade acadêmica, mas tinha costume de frequentar os câmpus da UFMT e da Univag (Centro Universitário de Várzea Grande). Familiares disseram aos investigadores que Solange não fazia uso de drogas ou remédios controlados para tratamento de transtorno psicológico. Ninguém foi preso ainda.

 

Leia mais:

 

Mulher é encontrada morta no campus da UFMT em Cuiabá

 

Delegado: vítima estava seminua e com marcas de esganadura

 

Após morte, aluna relata medo na UFMT: “A próxima pode ser eu”

 

Polícia identifica mulher encontrada morta no campus da UFMT

 

Vítima foi filmada saindo de casa à tarde; bolsa desapareceu

 

Polícia suspeita que crime foi cometido por mais de uma pessoa

 

Lobista doente

 

Uma foto divulgada pelo portal Metrópoles, no último dia 18, mostra o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que está preso desde novembro de 2024, por suspeita de operar um esquema que venda de sentenças no  TJMT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em extrema magreza devido a problemas de saúde. 

 

Por conta do quadro clínico grave, ele foi colocado em prisão domiciliar por decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), no dia 17. A medida teve como base um laudo médico que apontou risco de morte. Com a decisão, ele ficará em sua residência em Primavera do Leste, e será monitorado por tornozeleira eletrônica. 

 

Leia mais:

 

Foto mostra estado esquelético de lobista, que vai para domiciliar

 

Entenda o que houve com lobista que foi fotografado esquelético

 

Morte suspeita em hospital

 

O corpo do técnico de enfermagem Hélcio José dos Santos foi encontrado no banheiro do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, na última segunda-feira (21), ao lado de medicamentos e seringas. Horas antes, ele foi filmado pegando os itens na farmácia do hospital.

   

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, imagens das câmeras de segurança da unidade médica mostraram Hélcio saindo da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e se dirigindo à farmácia. O último registro mostra que o técnico retirou o medicamento e foi para o banheiro. O medicamento e a causa exata da morte ainda não foram divulgados.

 

Leia mais:

 

Técnico de enfermagem é achado morto em banheiro de hospital

 

Filha de técnico achado morto acusa hospital de VG de descaso

 

SES: técnico foi encontrado morto ao lado de remédio e seringa

 

Tragédia familiar

 

Um acidente ocorrido no último dia 17, nna cidade de Porto dos Gaúchos, resultou na morte de Silvana Lopes de Souza, de 42 anos, Anderson Daniel Maceda, de 27, e os dois filhos da mulher, de 13 e 3 anos. Silvana era dona de uma lanchonete e choperia na cidade, e Anderson trabalhava como operador de máquinas agrícolas. 

 

Conforme o registro da ocorrência, o carro em que estavam caiu em um córrego próximo à comunidade São João. Quando o socorro chegou, encontrou o veículo com as rodas para cima, e os quatro já estavam mortos.

 

Leia mais:

 

Mulher, filhos e namorado morrem após carro cair em córrego

 

Caso Nery

 

Nesta semana o Tribunal de Justiça aceitou a denúncia do MPE (Ministério Público Estadual) contra o casal de empresários de Primavera do Leste, Julinere Goulart Bentos e César Jorge Sechi, acusados do homicídio do advogado Renato Nery, ocorrido em 5 de julho do ano passado, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.

 

No documento da promotoria, foram revelados diversos detalhes sobre o planejamento do crime, que ainda teve envolvimento de sete policiais militares e o autor dos disparos, o caseiro Alex Roberto de Queiroz Silva. Todos estão presos e respondem na Justiça pelo assassinato motivado por disputa de terras em Novo São Joaquim, avaliadas em R$ 30 milhões.

 

Leia mais:

 

MPE: PMs enviaram bilhete a empresário cobrando Pix pelo crime

 

MPE: arma que matou Nery foi entregue no batalhão da Rotam

 

MPE: acusada teria dito que Nery não viveria para gastar dinheiro

 

MPE: PM acompanhava investigação e foi cobrado por silêncio

 

MPE: PM pôs Hilux de casal à venda para justificar movimentação

 

Juiz aceita denúncia e casal vira réu pelo assassinato de Nery

 

Bolsonaro réu

 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, impôs medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora passar a usar tornozeleira eletrônica e está proibido de usar as redes sociais, assim como de se comunicar com seu filho, o deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL).

 

Moraes listou publicações nas redes sociais e entrevistas de Jair e Eduardo, além de manifestação do presidente americano Donald Trump citando Bolsonaro, e diz que as condutas "caracterizam claros [...] atos executórios e flagrantes confissões da prática dos atos criminosos", e que atuaram para induzir, instigar e auxiliar um governo estrangeiro na prática de atos hostis contra o Brasil.

 

Leia mais:

 

Fux vota contra tornozeleira, fica isolado, e medida é confirmada

 

Defesa diz que Bolsonaro não pode ser punido por ato de terceiros

 

WF: restrição contra Bolsonaro é “inaceitável” e “antidemocrática”

 

Bolsonaro vai a culto e chora durante pregação de Michelle; vídeo

 

Massacre de família no RJ

 

O delegado Carlos Augusto Guimarães, do Rio de Janeiro, revelou que casal de adolescentes de 14 e 15 anos apreendido pelo triplo homicídio dos pais e irmão do garoto, em Itaperuna (RJ), cogitou cometer canibalismo como forma de se desfazer dos corpos. A menina é moradora de Água Boa (MT).

 

A informação foi divulgada em uma entrevista ao canal do jornalista Beto Ribeiro no Youtube. O crime ocorreu no dia 21 de junho, enquanto as vítimas Antônio Carlos Teixeira, de 45 anos, sua esposa, Inaila Teixeira, de 37, e o filho caçula, de 3, dormiam. Conforme relatou o delegado, todos estavam em um mesmo quarto e cada um recebeu um tiro na cabeça.

 

Leia mais:

 

Polícia: garota de MT e namorado cogitaram até canibalismo

 

Saúde em cheque

 

O Ministério da Saúde suspendeu, no dia 16 de julho, repasses a unidades de atendimento de Cuiabá, como parte de um contingenciamento nacional. A Prefeitura diz que no caso da Capital, a perda dos recursos foi agravada por irregularidades técnicas, ausência de produção registrada, obras inacabadas e falta de prestação de contas, todos problemas herdados da antiga administração.

 

Entre os cortes mais graves está a suspensão do incentivo financeiro da FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), usado para manter o funcionamento de equipamentos de hemodiálise em serviços com até 29 máquinas. A medida impacta diretamente três unidades da capital: o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital Municipal de Cuiabá e a Clínica de Doenças Renais.

 

Leia mais:

 

Governo Federal corta verba para Cuiabá; Abilio culpa Emanuel

 

Mendes reage a Abilio: “Não pode abrir mão de cuidar da Saúde”

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia