KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) está testando um furgão blindado modelo Alacran, de tecnologia americana e fabricação nacional. O motor do furgão é um Ford Super Duty.
O “Caveirão”, como é chamado, tem um valor estimado em R$ 1 milhão, e é considerado um equipamento importante contra o crime organizado.
A tropa de elite da PM vai utilizar o furgão por um período de 30 dias, em caráter experimental. Caso seja aprovado, o Governo do Estado poderá comprá-lo para uso em diversas situações, desde em operações de combate a assaltantes, até na escolta de presos considerados perigosos, apoio para comboios de transporte de quantias em dinheiro e outras situações de risco.
KP/MidiaNews
|
 |
Major Assis, comandante do Bope
|
O comandante da tropa de elite da PM, major Joanildo Assis, falou ao
MidiaNews sobre a aquisição do moderno modelo de blindado.
“É um veículo imponente e estratégico, que pode ajudar em muito e fazer a diferença no combate à criminalidade em nosso Estado. Vamos testar o furgão e, se ele vir ao encontro das nossas necessidades, poderá ser mais uma força para o Polícia Militar no combate ao crime organizado”, afirmou.
“Caveirão”
O Alacran possuiu blindagem, proteção contra minas, câmeras de vigilância e condicionadores de ar. O veículo é preparado para proteger os policiais ao mesmo tempo em que oferecem alto teor de poderio bélico contra os bandidos.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
|
 |
Nas partes laterais existem pequenas aberturas para que os policiais do Bope consigam atirar. Na parte superior do veículo, existe uma escotilha que gira 360º onde um atirar de elite pode atuar.
Chapas de aço balístico e mantas de aramida são os principais elementos da proteção. A proteção garante que até mesmo tiros de fuzis antiaéreos sejam repelidos.
O furgão possui tração 4x4 e foi desenvolvido para transportar até dez tripulantes, além de um motorista e um comandante. A versão em teste possui uma autonomia de até 600 quilômetros, com dois tanques de combustível e velocidade máxima de 130 km/h.
Os veículos já em uso, como no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo, se caracterizam por sua pintura preta, com o logotipo do Bope, que apresenta uma caveira com uma adaga encravada e garruchas douradas cruzadas - daí o apelido de Caveirão.
Apesar de o Bope de Mato Grosso ter necessidade urgente do veículo, a possível compra do blindado terá que passar por processo licitatório.
Veja mais fotos do "Caveirão":