Cuiabá, Domingo, 25 de Janeiro de 2026
80 ANOS DE HISTÓRIA; VÍDEOS
25.01.2026 | 08h07 Tamanho do texto A- A+

Cine Teatro resiste ao tempo: “Cuiabá não tem cultura teatral”

Administradores ressaltaram o valor afetivo do espaço para a população e a importância de mantê-lo ativo

Yasmin Silva/MidiaNews

Ronaldo José, produtor de cultura do Cena Onze e Natália Oliveira, assessora administrativa do Cine Teatro

Ronaldo José, produtor de cultura do Cena Onze e Natália Oliveira, assessora administrativa do Cine Teatro

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

Inaugurado em 23 de maio de 1942, o Cine Teatro Cuiabá consolidou-se como um dos principais símbolos da cultura e da história cuiabana. Idealizado ainda na década de 1930, o espaço surgiu para atender a um desejo antigo da população por um local destinado às manifestações artísticas e à exibição de filmes. 

  

Em Cuiabá, infelizmente, não há uma cultura tão forte de teatro

Passado mais de 80 anos, o espaço segue aberto ao público com inúmeros eventos, sendo um dos maiores patrimônios culturais de Cuiabá, de acordo com Natália Oliveira, a assessora administrativa do Cine Teatro, e Ronaldo José, produtor de cultura do Cena Onze, associação que o administra. 

 

Mas apesar de ser um espaço público e ao alcance de todos, com apresentações com custos baixos ou até mesmo gratuitas, ele ainda é visto como inacessível por parte da população, conforme explicou a assessora. 

 

“Muitas pessoas ainda têm receio de entrar aqui. Em Cuiabá, infelizmente, não há uma cultura tão forte de teatro. Então, muita gente passa na frente, pessoas mais simples, e a gente convida: ‘olha, pode entrar para conhecer’. Elas dizem ‘ah, vou ali e já volto’, e não voltam mais. Não se sentem pertencentes ao teatro”, afirmou.

 

 

Segundo Ronaldo, o receio de parte do público está ligado à ideia de que o espaço seria elitizado.

 

“Existe esse glamour que as pessoas colocam na cabeça, porque aqui tem o piso de madeira, os lustres, a cortina vermelha. É um lugar bonito e a gente sempre preza por manter o espaço o mais próximo possível do original, bem conservado”, explicou.

 

O teatro é cultura e a cultura precisa ser de todas as classes, de A a Z”

Para ele, o Cine Teatro carrega um forte valor afetivo e, por isso, é de suma importância de mantê-lo em funcionamento.

 

“Aqui ainda é o único cinema de rua em atividade fora do shopping. É o Cine Teatro. Muita gente passa por aqui ou vem assistir a um filme e se lembra da infância. Muitos cuiabanos têm essa memória afetiva. Por isso, é fundamental manter o Cine Teatro vivo, porque aqui aconteceu muita coisa e sempre foi um espaço muito bem frequentado”, afirmou.


Natália ressaltou que o Cine Teatro deve pertencer a todos. “O teatro é cultura e a cultura precisa ser de todas as classes, de A a Z”, disse. 

 

 

“É aberto para todo mundo, tem espaço para todo mundo. Para manter o Cine Teatro aberto por mais dez anos, é fundamental que as pessoas venham, conheçam o teatro, entendam o teatro, façam visitas”, completou.

 

Atividades e público 

 

O espaço oferece cinema de rua todas as terças-feiras, com sessões gratuitas para estudantes da rede pública nos períodos da manhã e da tarde, e ingressos a preços acessíveis à noite. O diferencial vai além do valor: a programação prioriza produções independentes e locais.

 

“A gente exibe muitos filmes brasileiros, de diretores locais. Trabalhamos com a vitrine Petrobras, com produções nacionais e realizadores de Mato Grosso”, explicou Natália.

 

“E além disso, a gente também atende festivais. Temos o Festival de Cinema Espanhol, o Festival de Cinema Italiano, acho que em março vamos ter o Festival de Cinema Latino. É tudo aquilo que normalmente fica fora da grade comercial”, acrescentou. 

 

Em geral, o espaço abre portas para filmes que não costumam ser exibidos em cinemas de shopping, voltados exclusivamente ao lucro. Também recebe apresentações teatrais, shows e outros eventos com artistas locais e nacionais.

 

 

Além disso, há performances teatrais e outros eventos constantemente no Cine Teatro com artistas locais e nacionais. 

 

Para ampliar o acesso, o Cine Teatro trabalha com dois tipos de pauta, segundo a assessora. “Existe a pauta fomento, voltada ao fortalecimento da cultura local. Ela é destinada a produtores e espetáculos locais, com ingressos de até R$ 80, um valor mais acessível. Já a pauta sustentabilidade engloba eventos empresariais ou de maior porte, com valores acima disso”, explicou Natália.

 

O local também dá oportunidades a artistas e companhias que não possuem grande orçamento para suas apresentações. 

 

Aqui ainda é o único lugar de cinema que ainda funciona fora do shopping, de cinema de rua, é o que é o Cine Teatro

“Esse instrumento é muito importante, porque é mais um espaço de apresentação. Mato Grosso já é carente de espaços culturais. Quando o Cine Teatro ficou fechado, os artistas sentiram muita falta de um local com essa estrutura e qualidade”, afirmou Ronaldo.

 

Além das apresentações, o Cine Teatro abriga a MT Escola de Teatro, um curso superior tecnólogo em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 

A formação abrange áreas como atuação, direção, sonoplastia, iluminação, dramaturgia, cenário e figurino.

 

Segundo Ronaldo, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da produção cultural no Estado.

 

“Está se formando uma nova geração em Artes Cênicas em Mato Grosso. Isso também ajuda a criar novos públicos para o teatro, porque todo semestre abrimos o espaço com espetáculos gratuitos para a sociedade”, destacou.

 

 

O local conta ainda com uma biblioteca gratuita, aberta ao público diariamente, exceto em dias de fechamento para eventos, além de visitação livre aos ambientes, sem necessidade de agendamento.

 

Histórias do Cine Teatro 

 

O Cine Teatro Cuiabá é palco de inúmeras histórias, não apenas fictícias, encenadas por artistas, mas também reais, vividas por pessoas que escolheram o espaço para momentos marcantes de suas vidas.

 

“Não é só teatro, dança e música. Aqui já teve colação de grau, formatura, shows. Se alguém quiser casar aqui, também é possível”, disse Ronaldo.

 

 

“O foco é bem abrangente. Já tivemos até velório. Também já houve pedido de casamento. Eu brinco que só falta nascer alguém, porque, de resto, já aconteceu de tudo”, completou Natália.

 

 

Segundo eles, o local é carregado de memórias afetivas. Muitas histórias são contadas por frequentadores que passaram pelo Cine Teatro desde a infância até a terceira idade. Entre encontros e despedidas, o espaço já uniu e separou casais.

Um senhor contou que conheceu o grande amor da vida dele aqui, mas, quando voltou ao local anos depois, ela já havia falecido

“Teve uma senhora que contou que, na juventude, o namorado pediu para ela ficar em casa. Ela veio escondida e encontrou ele na fila com outra. Acabou ficando com um rapaz que estava ali e se casou com ele”, relembrou Natália.

 

 

“Também tem histórias de amor. Um senhor contou que conheceu o grande amor da vida dele aqui, mas, quando voltou ao local anos depois, ela já havia falecido em decorrência de um câncer”, relatou.

 

Fantasma de estimação

 

De acordo com Natália, todo teatro tem um “fantasma de estimação”, e com o Cine Teatro Cuiabá não seria diferente.

 

“Conta-se que havia um casamento no Grande Hotel e que um ladrão subiu e matou a noiva. Pessoas que trabalharam tanto na obra do hotel quanto na reforma do Cine Teatro dizem que viram essa mulher passando por aqui”, contou.

 

Ela relata ainda que um pedreiro que trabalhava no local teria visto uma mulher de branco no camarim, localizado embaixo do palco, enquanto tomava banho.

 

 

“Às vezes aparecem vultos, coisas estranhas. Esses dias, por exemplo, tinha uma luz que não apagava nem com reza”, finalizou, entre risos.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia