Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
COMBINAÇÃO PERIGOSA
01.11.2011 | 17h30 Tamanho do texto A- A+

Como o álcool e o cigarro influenciaram no câncer do Lula

Hábitos, associados, aumentam em 40 vezes o risco da doença. Tabagismo, porém, é o principal gatilho

IG

Contra a genética, não há argumentos. Sabe-se, até agora, que dois irmãos do ex-presidente Lula também foram vítimas de câncer. O fator hereditário é relevante para a doença, mas os verdadeiros gatilhos são comportamentais, apontam especialistas.

"O ex-presidente tem casos na família que não devem ser desprezados, mas a doença é muito mais ambiental do que hereditária", defende Ricardo Caponero, oncologista da Clínica de Oncologia Médica, em São Paulo.

A combinação entre cigarro e álcool é a mais nociva para a saúde das vias respiratórias e do sistema digestivo. Embora o risco seja diretamente proporcional ao tempo e à quantidade de tabaco consumido ao longo da vida, o fumo é nocivo desde a primeira tragada. E mesmo quem fuma pouco não está isento do risco, endossa Carlos Henrique Teixeira, oncologista clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

"O cigarro, sozinho, aumenta em 10 vezes o risco de câncer na laringe. Quando associado ao consumo de álcool é 40 vezes mais nocivo."

O caminho da fumaça

A nicotina causa a dependência química, mas as demais substâncias tóxicas presentes no tabaco agridem e impregnam a laringe, explica Caponero.

O cigarro é composto por inúmeras substâncias cancerígenas. Elas são eliminadas pelo organismo, mas por onde passam, intoxicam. Além das vias respiratórias, contaminam a bexiga, que faz parte do sistema excretor dessas toxinas."

Na política, o cigarro não foi nocivo apenas à saúde do ex-presidente Lula. O câncer na bexiga de Mario Covas também estava intimamente relacionado ao tabagismo.

Os efeitos de tal vício só desaparecem após dez anos longe do fumo. Em entrevista à GloboNews, o médico particular do ex-presidente, Roberto Kalil, contou que Lula parou de fumar há um ano.

"É imprescindível deixar de fumar. Mesmo quando o tratamento dá certo e o tumor é eliminado, o câncer pode voltar após alguns anos. Quem não parou de fumar depois do primeiro diagnóstico tem um risco acumulativo de 2% ao ano", assevera o oncologista do Icesp.

Outros fatores

O mecanismo de ação do álcool no aparecimento do tumor é semelhante ao do tabaco. Segundo Fernando Maluf, oncologista especialista em câncer de laringe e diretor do Centro Avançado de Câncer do Hospital São José, em São Paulo, a bebida excita e altera mucosa da boca, provocando, ao longo do tempo, uma irritação crônica de todo aparelho digestivo.

"Essa irritação contínua modifica as células, o que, em nível crônico, vai resultar no câncer."

Além da combinação bombástica, a falta de higiene bucal e a contaminação pelo papilomavírus humano (HPV) também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

"Aftas e cáries provocam múltiplas agressões na boca e geram processos inflamatórios que podem estimular o aparecimento do câncer."

Fumaça alheia

Luiz Paulo Kowalski, médico do Hospital Sirio Libanês e membro da equipe que acompanha o tratamento do ex-presidente Lula, disse durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (31), que a incidência mundial de câncer na laringe é entre 6 e 7 pessoas para cada 100 mil homens. Em São Paulo, poluição e tabagismo fazem o número triplicar - entre 15 e 16 para cada 100 mil homens.

O dado, na avaliação dos especialistas entrevistados pelo iG Saúde deve ser analisado com cautela. "A poluição não é homogênea pra ser um fator de risco isolado. Ninguém nunca mediu o quanto de poluição pode ser gatilho para o câncer. Essas estatísticas mostram, na verdade, que o número de tabagistas nos grandes centros é mais elevado", acredita Caponero

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

renatinha  02.11.11 20h48
minha mae deseja melhores para vc e eu tambem minha mae de fa de vc::::::::::::::::::::vc foi o melhor presendente do brasil e senpre foi o nome da minha mae lenir
0
0
luiz ribeiro heissler  02.11.11 18h29
Segundo o ministério da saúde, o cigarro é responsável por vários tipos de problemas. Em seus anúncio adverte que o fumo "CAUSA": cancer de pulmão, causa impotência, causa derrame ... CAUSA, é uma afirmação! De acordo com o ministério da saúde são aproximadamente 1000 (mil) problemas. Como este tal de fumo é inteligente e seleciona apenas um problema por pessoa. Como acontece esta celeção? O fumante, segundo o MS, deveria ser um morto vivo por causa dos 1000 problemas, pelo fumo causados. Como pessoas que fumaram a vida toda não apresentam problemas relacionados ao fumo? Até hoje nenhum médico conseguiu me provar.
0
0
Jose Antonio de Santana  01.11.11 19h03
A evolução levou milhões de anos para nos fornecer um corpo maravilhoso, inteligente e auto defensor. Temos em nosso organismo, milhões de soldados que estão 24 horas por dia,31 dias por mês e 365 dias por ano, e estão de prontidão para o que der e vier. Mais, o problema serio é nós, que não corroboramos nem um pouco com nossos defensôres. Abusamos em tudo: mal alimentação, falta de movimentos saudaveis,(não academia), execesso de alcool, tabagismo, sono insufuciente, falta de meditação(que para muitos é religião) e tantos outros. Eu não posso reclamar de nada em minha vida. Sou cardiopata grave de nascença, e só descobri agora aos 57 anos de idade, porem graças a vida saudavel que levo estou muito bem.
0
0
Ennrique Andres  01.11.11 18h23
Vamu fumar e beber sim, pelo menos saberemos o que é que vai nos acabar. E os medicu, tanto ano estudando, se aperfeiçoando pra que? Temos que dar uma chance a eles mostrarem o que eles sabem. Já vi medicu fumando que nem dragão, e dai? Xá pra lá!!!
0
0