Das 139.737 doses da vacina contra Covid-19 recebidas por Cuiabá até o momento, 52.597 ainda não foram aplicadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as mais de 52 mil doses ainda disponíveis serão usadas para primeira dose de trabalhadores da saúde e idosos acima de 65 anos.
Parte também está reservada para grupos que receberão a segunda dose a partir de terça (20).
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, as duas últimas remessas de vacinas que chegaram em Cuiabá foram reservadas para aplicação da segunda dose.
Em 5 de abril, por exemplo, 22.515 foram recebidas pelo Município, mas 17.970 da Coronavac e 2.575 da Astrazeneca eram para segunda dose de trabalhadores da saúde e idosos.
Nesse domingo (18), a Prefeitura de Cuiabá recebeu mais 17,6 mil novas doses do imunizante para retomar a aplicação da vacina em primeira dose.
Serão contemplados idosos com idade entre 60 e 64 anos, que já podem fazer o cadastro no site.
Conforme o Vacinômetro da Prefeitura, 87.140 cuiabanos já foram vacinados, sendo que apenas 21.868 receberam as duas doses do imunizante, que depende das duas aplicações para ter eficácia.
O número é ligeiramente diferente do disponilizado pelo Localiza SUS, plataforma do Governo Federal sobre dados da vacinação contra a Covid-19.
Nele, Cuiabá aparece com 88.311 vacinas aplicadas no total, 66.036 da primeira e 22.275 da segunda.
Vacinação em Várzea Grande
De acordo com dados disponibilizados na plataforma do Governo Federal, Várzea Grande aplicou 21.402 doses, mas apenas 3.400 pessoas receberam as duas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande divulgou novo calendário de vacinação, entre os dias 19 a 23 de abril, inclusive no feriado de Tiradentes (21), para pessoas com 60 anos ou mais.
Ainda segundo a plataforma do Governo Federal, Mato Grosso recebeu 703.810 doses da vacina contra a Covid-19.
Já foram vacinadas 437.745 mil pessoas. No entanto, foram feitas apenas 112.971 mil aplicações da segunda dose no Estado.
Leia a nota da Prefeitura de Cuiabá na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde informa:
- Conforme informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), disponibilizados pelo Ministério da Saúde no portal Localiza SUS, o município de Cuiabá recebeu até o momento um total de 139.737 doses de vacinas, destinadas para a primeira e segunda doses.
- Até esta segunda-feira (19), data da última atualização do Ministério da Saúde, Cuiabá aplicou 88.311 doses, sendo 66.036 para primeira dose e 22.275 para segunda dose. O número de doses aplicadas até o momento corresponde a 63,2% das doses recebidas.
- As doses que ainda não foram aplicadas estão sendo usadas para a primeira dose de trabalhadores da saúde e idosos acima de 65 anos e também reservadas para os grupos que receberão a segunda dose a partir de terça-feira (20).
- Vale destacar que o Localiza SUS considera doses usadas pelo Estado na cidade de Cuiabá para vacinação de trabalhadores da rede estadual de saúde e de quilombolas; e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) para vacinação de indígenas.
- Importante salientar que, com a descentralização da campanha de vacinação, muitos dados referentes à aplicação não são registrados em tempo real e, por isso não constam no Localiza SUS, por exemplo, as vacinas aplicadas no polo UFMT, que não conta com setor de registro por ter somente segunda dose, bem como as doses aplicadas pelas equipes itinerantes que atendem à população acamada e moradores da zona rural.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
1 Comentário(s).
|
MARCOS ANTONIO PEREIRA 19.04.21 21h36 | ||||
Estamos falando de quase 40% das vacinas que vieram não foram aplicadas? E a secretária de saúde junto com sua diretora ainda fala que não vacina mais porque não tem vacinas? | ||||
|