O Comando Vermelho está presente em 84 das 142 cidades mato-grossenses, aponta o relatório Cartografias da Violência na Amazônia, publicado pelo Instituto Mãe Crioula e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O documento revela que a facção carioca atua exclusivamente em 70 municípios de Mato Grosso e disputa território com outras três facções em 14 cidades do estado. Ao todo, o grupo exerce influência em cerca de 59% dos municípios do estado.
Além do Comando Vermelho, a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) detém domínio exclusivo em cinco municípios: Araguaiana, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal e Jaciara.
Já a facção mato-grossense Tropa do Castelar, que surgiu como um grupo dissidente do Comando Vermelho, mantém domínio exclusivo em Alto Paraguai e Nova Maringá.
A quarta facção presente no estado, a maranhense O Bonde dos 40 (B40), não possui domínio exclusivo em nenhum município de Mato Grosso.
Disputa por território
O relatório também aponta que as 14 cidades onde há presença de duas ou mais facções e, consequentemente, disputa territorial, estão localizadas em áreas estratégicas, próximas a corredores logísticos como a BR-163 e a BR-164, que concentram intenso fluxo de carretas com destino aos portos do Arco Norte, Santos e Paranaguá.
Além disso, municípios situados na fronteira com a Bolívia também registram conflitos entre organizações criminosas.
Entre os municípios em conflito entre CV e PCC estão: Barra do Bugres, Juruena, Lucas do Rio Verde, Nova Marilândia, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Em Cáceres, há disputa entre CV, PCC e B40.
Entre CV e Tropa do Castelar, os confrontos ocorrem em Itanhangá, Sinop e Sorriso.
Já Cuiabá e Várzea Grande apresentam disputas pelo domínio territorial entre CV e B40.
Veja mapa:

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|