Cuiabá, Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2025
NEGA MALUCA
23.08.2022 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

“É racismo, simples assim”, diz ativista sobre ato de empresária

Empresária Carolina Scheffer foi "fantasiada" de "nega maluca" em evento na sede do Grupo Bom Futuro

Reprodução/Instagram

Antonieta Luisa Costa é fundadora do Instituto de Mulheres Negras e do centro cultural Casas das Pretas.

Antonieta Luisa Costa é fundadora do Instituto de Mulheres Negras e do centro cultural Casas das Pretas.

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O "blackface" protagonizado pela empresária Carolina Scheffer no último final de semana mobilizou as redes sociais. A fundadora do centro cultural Casas das Pretas, Antonieta Luisa Costa, classificou como racismo o episódio. “É racismo, simples assim”.

 

Carolina vestiu um vestido longo de poá (estampa de bolinhas), usou acessórios em vermelho e pintou a pele do corpo e do rosto de preto.

 

Para arrematar a “fantasia”, ela usou uma peruca de cabelo crespo, no estilho Black Power. Ela quis representar a “nega maluca”, representação exacerbada e estereotipada da mulher negra.

 

Segundo Antonieta, também fundadora do Instituto de Mulheres Negras, a ato de Carolina é reflexo de um País estruturado no racismo. 

 

“A atitude dessa cidadã é fruto de um país estruturado no racismo. Blackface é racismo, é simples assim. Ainda não entenderam que não existe nada de engraçado quando eu inferiorizo, quando eu discrimino alguém?”, questionou.

 

O mais grave, segundo a ativista, é a "intencionalidade" da atitude da empresária, que revela a posição que a mulher preta ocupa na sociedade.

 

“Qual é a intenção dela em vestir a pele de uma mulher negra e ainda dizer que nós somos malucas? Porque ela não foi com qualquer fantasia, ela não se vestiu de qualquer preta”, disse.

 

“Isso tudo faz tarte do racismo estrutural que nos coloca num lugar da sociedade de inferioridade, de descredibilidade, em situação de ridicularizarão da nossa figura enquanto mulher negra”, acrescentou.

 

Antonieta esclarece que uma das lutas dos coletivos das mulheres negras é levar essas discussões às escolas. Discutir o racismo, a branquitude, o privilégio, formar cidadãos mais conscientes.

 

A reportagem procurou o Grupo Scheffer para se posicionar sobre o caso. No entanto, afirmaram que, por se tratar de um evento particular da empresária, não irão comentar sobre o caso.

 

O Grupo Bom Futuro, que cedeu o espaço para o evento, também afirmou que não irá se manifestar.

 

Reprodução/Facebook

Carolina Scheffer

A empresária Carolina Scheffer, que se fantasiou de "nega maluca" em evento

“Rainha da criatividade”

 

A empresária compartilhou a foto em suas redes sociais e nos comentários do perfil havia apenas reações positivas.

 

Ninguém problematizou a atitude, já amplamente discutida e estabelecida como racista.

 

“Essa dona Carolina é a rainha da criatividade”, dizia uma das publicações. “A melhor fantasia que vi até hoje, amei, vc é demais”, disse outra. “Nossa ficou perfeita”.

 

“Essas pessoas pensam igual a ela, que vão propagar a mesma coisa que ela na primeira oportunidade. Pode ser de outra forma, mas vão fazer”, afirmou Antonieta.

 

Esses foram apenas alguns dos comentários elogiando a “fantasia” da empresária, que posava ao lado de outros “personagens”.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Empresária do agro se pinta com tinta preta para se "fantasiar"

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
16 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Marcos Silva  23.08.22 21h22
Affs. A humanidade está uma frescura, não pode fazer e nem falar nada que tudo é racismo, homofobia e etc. Chega de mim. Volta asteróide e da um novo start na humanidade
44
10
THIAGO M.  23.08.22 21h16
Ou seja, se uma negra pintar o cabelo de loiro será discriminação contra os brancos?! Ela está tirando sarro?! Negras que alisam os cabelos então serão processadas pois estão com vergonha se assumirem sua cor, raça ou cultura?! Que mundo chato é esse, daqui uns dias, brancos não poderam fazer capoeira porque é uma cultura dos escravos negros, ninguém mais vai comer feijão preto porque é racismo! Cotonetes deverão ser transparentes pois os Brancos vão processar o cotonete por ser usado para limpar sujeita, assim como os papéis higiênicos!!! Se tá loko
46
10
gerson  23.08.22 17h49
Até complicado fazer algum comentário sobre o assunto quando se vê a palavra ativista junto ao assunto em questão. Na minha opinião um debate sem proveito algum pq que tem muitas pessoas vivendo as custas desse discurso de racismo apenas para se promoverem, nós temos que pregar é a união entre todos e nao esse discurso de separação.
68
17
alberto  23.08.22 16h56
rapaz a festa foi promovida por ela, tema foi livre, cada um fez como quiz, como essa pessoa quer entrar na pessoalidade, privacidade da pessoa para criticar?? nossa é muito tempo para pensar porcaria...sai fora... gente chata que reclama de tudo...vcs com essas atitudes e falacias só aumentam a distância entre as pessoas, quem quer ter como amigo, uma pessoa chata que reclama de tudo e de todos?? fica aí a dica.
67
18
Mariele Mendes   23.08.22 16h56
Que povo chato! olha sou preta e venho de 1 familia 90% de pretos, e não vi maldade no fato dessa pessoa fantasiar de nega maluca ou do que achar viavél, quantos pretos e pretas fazem coloração em seus cabelos para loiros e alisam e descolorem os pelôs do corpo e não somos tachados por apropriação da cultura branca ou algo do tipo.
78
17