Cuiabá, Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2025
NO CRISTO REI
01.10.2025 | 14h14 Tamanho do texto A- A+

Em ação de panfletagem, Procon/VG impede golpe contra idoso

Golpe do falso ajudante bancário leva clientes a entregarem seus cartões e senhas, realizarem empréstimos fraudulentos e transferirem valores para outras contas

Procon/VG

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Procon-VG está promovendo ao longo desta semana uma ação de panfletagem dentro de agências bancárias com o objetivo de alertar a população sobre golpes, em especial, o do falso funcionário bancário.

 

De acordo com a coordenadora do Procon-VG, Carolina Moreira, um dos golpes mais recorrentes é o do falso ajudante bancário.

 

Nessa prática, criminosos se passam por atendentes de instituições financeiras, convencem consumidores a entregar cartões e senhas, realizam empréstimos fraudulentos e transferem valores para outras contas.

 

Esses golpes têm ocorrido durante o expediente bancário, quando os criminosos se aproveitam do movimento intenso das agências para se passarem por funcionários terceirizados, confundindo os consumidores e ganhando sua confiança.

 

Durante uma das abordagens realizadas nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, em uma agência bancária do bairro Cristo Rei, a equipe do Procon conseguiu impedir que um idoso fosse vítima desse tipo de golpe e perdesse todo o seu benefício.

 

A equipe do Procon abordou o suspeito, porém, ele fugiu de forma imediata.

 

A vítima foi orientada e registrou boletim de ocorrência do fato.

 

A gerente da agência providenciou a troca da senha do cliente e adotou todas as medidas de segurança necessárias para evitar o prejuízo financeiro.

 

“Infelizmente, é um golpe que ainda atinge muitas pessoas, sobretudo idosos. Estamos realizando este trabalho justamente para alertar e orientar a população sobre como agir diante dessas situações”, destacou Carolina.

 

Na ação, estão sendo distribuídos folders com orientações práticas de segurança. O Procon recomenda que os consumidores não aceitem ajuda de pessoas estranhas ou não identificadas, busquem apoio apenas com funcionários devidamente credenciados e nunca entreguem cartão ou senha a terceiros.

 

“São medidas simples, mas extremamente eficazes para garantir a segurança financeira. Em caso de suspeita, o consumidor deve acionar as forças de segurança e registrar boletim de ocorrência. Além disso, o Procon-VG está à disposição para auxiliar os consumidores em eventuais prejuízos decorrentes dessas práticas”, completou a coordenadora.

 

A iniciativa integra o calendário de ações preventivas do Procon-VG e reforça o compromisso da instituição com a proteção e conscientização da população várzea-grandense.

 

CRONOGRAMA DE PANFLETAGENS

 

01/10 – Quarta-feira

Caixa Econômica – Av. Gonçalo Botelho de Campos (Cristo Rei)

Banco do Brasil – Cristo Rei

02/10 – Quinta-feira

Caixa Econômica – Av. Couto Magalhães

Banco Santander – Av. Couto Magalhães

Banco Itaú – Av. Couto Magalhães

Banco Bradesco – Av. Couto Magalhães

03/10 – Sexta-feira

Banco Itaú – Av. Couto Magalhães

Banco do Brasil – Av. Filinto Muller

 

ATENDIMENTO PROCON VÁRZEA GRANDE - De forma presencial no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

 

Por telefone: (65) 3688-8056 ou por meio virtual: https://procon.varzeagrande.mt.gov.br

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia