Quase meio século depois, a família do sertanista Leonardo Villas-Bôas, um dos dos fundadores do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, esclarece o "desaparecimento" da filha do desbravador com Maria Villas-Bôas, em São Félix do Araguaia (1.157 km a Nordeste de Cuiabá, no Vale do Araguaia).
Conforme
MidiaNews revelou - com base em informações do blog
Com Guariroba -, a família quis aproveitar a repercussão do filme nacional "Xingu", que estreou nos cinemas no último dia 6 e conta a história de criação do parque do mesmo nome, pelos irmãos Villas-Bôas, para encontrar uma das filhas que Leonardo teve com Maria.
Maria Villas-Bôas, de 87 anos, disse ter sido companheira de Leonardo por 11 anos, com quem teve três filhos: Marina, Mariza e Álvaro. Ela contou que acompanhou Leonardo até a sua morte, em 1961. Após o seu falecimento, a família dele teria entrado em contato com Maria para oferecer ajuda, dando a ela uma casa no município.
A família ainda se ofereceu para levar a filha mais velha do casal, Marina, para estudar em São Paulo, sob a condição de que a garota iria visitar a mãe, anualmente. No entanto, segundo Maria, sua filha nunca mais voltou e os familiares de Leonardo nunca mais entraram em contato.
Depois da repercussão da reportagem sobre o “desaparecimento” de Marina, o advogado Noel Villas-Bôas, filho de Orlando Villas-Bôas, se apresentou como porta-voz da família e disse, por telefone, que Marina nunca esteve desaparecida.
“Essa não é a primeira notícia sobre o caso, o que queremos esclarecer é que Marina foi trazida para São Paulo pela mãe Maria e que ela [Maria] sempre soube onde nos encontrar”, afirmou.
"Nada a declarar"Por meio de mensagens eletrônicas ao blog, Marina confirmou que as informações repassadas por Noel são suficientes e que ela não tem mais nada a declarar.
Marina foi criada pela família da tia paterna, Ana Terezinha Villas Bôas, tem hoje 55 anos, dois filhos e continua morando em São Paulo.
“Marina faz parte do nosso convívio familiar, estamos sempre juntos e foi uma escolha dela não procurá-los”, disse Noel Villas-Bôas.
Segundo o advogado, a família não omitiu a existência de Maria e nem de seus filhos.
“Nós não a retiramos da história oficial, reconhecemos o casamento entre Leonardo e Maria, quando meu tio faleceu Maria, como esposa, recebeu o que tinha direito; depois, Álvaro veio nos visitar em São Paulo e foi recebido pelo meu pai [Orlando]”, afirmou.
A família de Maria Villas Bôas foi comunicada sobre as declarações e a filha de Maria, Terezinha Soares, disse que não sabe como vai contar para a mãe sobre a decisão de Marina.
“Não esperava que a resposta fosse essa, é uma surpresa vê que ela [Marina] pensa assim”, contou.
Leia mais sobre o Cso Villas-Bôas
AQUI.
*Com informações do blog Com Guariroba.